Virada Cultural 2010 – Eu vi.

Não vou comentar o que vi infra-estrutura da Virada Cultural (1000 atrações, orçamento de R$ 8 milhões, 18 palcos, etc.) e sim comentar o “clima” que vi: famí­lias, casais, jovens circulando – principalmente pelo centro da cidade, gente que nunca tinha andado de metrí´ ou que desconhecia o centrão. Nordestinos orgulhosos vestindo camisetas de seus estados e cantando juntos com grupos folclóricos, arte estrangeira sendo admirada por pobres e ricos da mesma forma e gente rindo em pleno viaduto do chá com performance de clown. Vi o céu do Largo São Bento colorido por balão e malabarismo em panos, projeções em prédios de patrimí´nio. Vi a cidade “invadida” por insetos gigantes e cidadãos que dominaram o espaço que é deles, que é nosso, colorindo a vida com uma alegria de curtir as artes e manifestações, dando oportunidade a todos de curtir a cidade e as pessoas que nela habitam e interagem.

Quem não foi perdeu, mas no ano que vem tem mais deste projeto bacana.

A cidade de São Paulo. Bonita de se ver.

Fusão Bullet e Banco de Eventos

A Bullet deve se fundir com a Banco de Eventos. Falamos disto durante a semana. Leia aqui.

Reciclando o carnaval da Bahia

Parabéns í s empresas OCP e MAGO, responsáveis pela venda de patrocí­nios do carnaval da Bahia. Elas estão reciclando 10km2 de lona, que vão se transformar ema  5.000 mochilas para as crianças das escolas municipais.

Novo Centro de Convenções em Foz do Iguaçú

Foz do Iguaçú, no estado do Paraná, inaugurou um novo centro de convenções, localizado no Recanto Park Hotel, com capacidade de atendimento para até 650 pessoas no salão principal, equipamentos de última geração, estacionamento privativo, seis salas moduláveis com capacidade para acomodar de 10 a 300 pessoas e um foyer para grandes recepções, além de entrada e recepção independentes da área de circulação do hóspede.

Tradição e Tecnologia – Telões de LED e SMS no Carnaval da Portela

A tecnologia está presente na vida de todos. E nos eventos não seria diferente. Mas um case interessante foi o da Portela no carnaval, com seu samba enredo sobre tecnologia. Houve um carro com 06 telões de LED, para onde as pessoas mandavam SMS e fotos via torpedo.

Aliás torpedos tem sido boa ferramenta para informes, lembrança de horários, parabenizações e mensagens em eventos. Mas cuidado para não cair na armadilha de usar o SMS como SPAM – as ligações pentelhas e avalanche de e-mails – ok?

Brahma se aproxima dos rodeios

Campeonato Brahma Super Bull PBR é a nova aposta da Brahma para se aproximar dos aficcionados por rodeio. A iniciativa terá participação da Professional Bull Riders (PBR, versão brasileira do maior campeoanto de montaria dos EUA), Santarena e Canal Rural. Os eventos já existiam, com uma cara ainda um pouco amadora, mas agora passam a ter uma produção mais profissional, principalmente por causa dos prêmios.

Congresso Anual da Associação Mundial de Jornais muda do Lí­bano para a Alemanha

Aa Associação Mundial de Jornais cancelou seu congresso anual que seria realizado em Beirute, capital do Lí­bano, em junho. A alegação é de que a organização do evento não teriaa atendido compromissos financeiros e relativos í  infra-estrutura e segurança. O evento foi remarcado para outubro e vai se juntar a outro evento do segmento na Alemanha.

Organizar um evento numa cidade ou paí­s-sede conturbado politicamente ou com pouco expertise de eventos é um risco, mas creio ser importante sairmos do eixo de paises de 1aº mundo. Nestes casos, o risco deve ser calculado e o plano B é mais do que necessario.

O apelo de um destino incomum é a oportunidade de ir a um local exótico, mas poucos paí­ses exóticos têm investido muito em infra-estrutura e profissionalizaçao de eventos. Dois destaque são a China e Coréia. Fique de olho.

Dia da Consciência Negra

Este ano o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), será uma data para culminar várias ações de comemoração:

Em 13 de Maio (Dia Abolição da Escravatura) um concurso de cartazes : O que é Consciência Negra para Você?. O cartaz vencedor divulgará o show que acontecerá dia 20 de Novembro, haverá concurso de hip hop, entre outros eventos convergindo no dia. Isto é planejamento de uma comemoração, sendo trabalhada com teasers e formatada numa campanha.

Nota 10.

Woodstock Brasil

Já falamos do Woodstock brasileiro, que vai rolar em outubro. Pois agora descobrimos que terá temática de sustentabilidade e impacto na natureza, por isso a divulgação vai ser focada em flash mobs.

Não se surpreenda se cruzar com uma banda tocando por ai.

Marketing Mobilizing People

Na linha de flash mob, ou melhor Marketing Mobilizing People, cantores surpresas durante um dia normal nos mercados Central e Distrital do bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, cantando trechos da ópera La Traviata.

A ação ocorreu para divulgar o espetáculo do Coral Lí­rico de Minas Gerais que ocorreria na capital. Interessante entendermos que mais do que uma abordagem atual ou a possibilidade de gerar mí­dai espontã¢nea, este tipo de ação é importante como uma oportunidade das pessoas entenderem um pouco o que é ópera, pois quem entende, pode passar a consumir.

Deixe um comentário