A associação MPI – Meeting Professionals International é uma das mais conceituadas no mundo no nosso setor e está comprometida em fornecer oportunidades de desenvolvimento profissional e fomento de redes.
A entidade realiza anualmente o WEC – World Education Congress, que durante 4 dias trazem aos participantes as melhores ferramentas, fornecedores, últimas tendências, networking e oportunidade de negócios no setor.
Este ano o WEC ocorreu em San Francisco entre os dias 1-4 agosto e tivemos uma comitiva brasileira do Brazil Chapter. E Juliane Farinazzo, uma jovem brasileira que está morando no Canadá e atuando com organização de eventos no segmento agrobusiness, e que participou do WEC, nos reporta a visão de participar do programa Hosted Buyer .
Para que nossos leitores aqui possam ler e os companheiros do Canadá também, teremos o texto em português/inglês.
Eu tive a oportunidade de participar do WEC – Congresso Mundial de Educação 2015 como *Hosted Buyer* e fico feliz em poder compartilhar algumas experiências de aprendizagem.
O programa é uma ferramenta de networking grande para nós organizadores de eventos, de conhecer pessoalmente fornecedores de diversas áreas e precisei participar de 17 reuniões com fornecedores. Parece bastante mas foram totalmente válidas.
O que mais me chamou a atencão no evento foi aprender mais sobre- Meetovation – um conceito de design de reuniões dinamarquês desenvolvida pela Visit Dinamarca em cooperação com Wonderful Copenhagen CVB , órgão de fomento de eventos dinamarquês e especialistas locais que atuam sobre a otimização dos resultados das reuniões usando elementos de design para reunião e eventos.
Os cinco elementos Meetovation são:
- Foco sobre set-ups criativos- instalações de uso de formas que ajudam o objetivo global para a sua reunião
- Manter os participantes ativamente envolvidos – envolver, emocionar e incentivar
- Inspirar-se com o ambiente local de seu destino sabendo integrar o local com o tema
- Seja responsável – aplique princípios de sustentabilidade no seu evento
- Beneficie -se do tempo e dinheiro investido em sua reunião e aumente seu ROI
Essa sessão me fez pensar em diferentes formas de configurar uma sala de apoio ou uma plenária para manter o público envolvido ativa e efetivamente.
Achei muito interessante uma das sessões com o Head de hospitalidade global e estratégia para o Airbnb – Chip Conley. Ele discutiu como a economia de compartilhamento esta cada vez mais envolvida com a indústria de reuniões e eventos. Fiquei surpresa quando ele mencionou que dos 600.000 turistas internacionais que foram para o Brasil para a Copa do Mundo – cerca de 20% deles usaram Airbnb.
Outro tema marcante foram as 31 previsões para a indústria de eventos, das quais destaco algumas:
- Redes em hotéis e eventos será um alvo para hackers.
- O espaço para eventos será mais comoditizado do que nunca.
- Alimentos e bebidas serão substituídos por suplementos mais eficientes e alternativos.
- Eventos Face to Face serão uma importante fonte de receitas para a maioria das empresas.
- Eventos Face to Face com interações serão ainda mais cobiçados
- Criar espaço para reuniões com mobiliário inspirador para incentivar as pessoas a se envolver e colaborar um com o outro. Transformar o ambiente local para dar a seus participantes uma experiência única que eles vão lembrar.
- Tudo estará disponível sob demanda. Haverá um modelo de assinatura para eventos.
- O conteúdo será crowdsourced. – A colaboração é a nova concorrência.
Também gostei das atividades vivenciais que eles disponibilizaram no MarketSquare, tais como:
- CSR mail room. Área que você podia montar e decorar sacolas com brinquedos para pacientes jovens no hospital da UCSF (University of California, San Francisco.
- Not-So-Silent Auction- MPI oferece um leilão on-line incrível, e nós podiamos dar lance online usando o App do MPI Global Event.
- Mimar filhotes de cachorro (so cute)
- Foto profissional para redes sociais
- The Big Deal Event – foi uma experiência única de muita diversão,entretenimento e muitas mesas de poker espalhadas pelo espaço.
A decoração da festa foi bem impressionante. Havia estações de doces, incluindo estação de Godiva, varios tipos de bares, stand de fotos, DJ, uma verdadeira mini Vegas. Gostei do que a Freeman (áudio visual) um dos principais patrocinadores fez com alguns convidados: eles convidaram alguns planejadores de eventos (eu era uma destes) para assistir ao segundo dia da plenaária nos bastidores, usando headsets onde podíamos ouvir tudo o que acontecia backstage. Com certeza uma grande experiência para ver o que acontece nos bastidores de uma grande produção de eventos.
Se você é um gestor de eventos ou fornecedor, eu recomendo participar do WEC. É um grande evento para aprender sobre as tendências na indústria de eventos realizar networking e compartilhar experiências.
O duro é escolher entre tantas opções de sessões educacionais
Uma resposta