Chegamos aos 10 dias de Copa do Mundo. Que tal comentarmos sobre 10 fatos envolvendo marketing promocional e eventos no mundial?

  1. A abertura do evento deixou evidente o caráter de confraternização e respeito que os organizadores querem dar ao evento, com um grande espetáculo de música de ritmos e culturas.
  2. Somente no Brasil, estão sendo gastos mais de R$ 700 milhões em campanhas de
 marketing. A estimativa é da Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro), que calcula em 30% a ampliação dos investimentos no setor, motivado somente pelo mundial de futebol.
  3. Torcedores em todas as cidades estão reclamando do tempo para chegar aos estádios: 2 a 3horas devido ao trí¢nsito e a confusão na entrada.
  4. Os ví´os da seleção da Inglaterra para a Copa de 2010, assim como para sua sede de treinamento na íustria, terão suas emissões de carbono compensadas através da construção de um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) chamado “Braço Norte IV”, que consiste em uma estação hidrelétrica de pequeno porte e alta produtividade no estado de Mato Grosso. Desta forma, produzindo energia localmente, evita-se as perdas que ocorrem na transmissão em longas distã¢ncias e criação de usinas gigantescas.
  5. Festas de torcedores estão em alta: A Fan Fest (festa oficialda FIFA) brasileira ocorre nas areias de Copacabana. Gratuita, tem bar, restaurante, e shows com curadoria da Rede Globo e que vão de samba, pagode e forró a bandas e artistas adequados ao dia – no dia dos jogos dos ingleses, por exemplo tem cover do Beatles , a Rede Globo assina a curadoria dos shows. São 2 telões, um palco para música que abre todos os dias, 2 horas antes de TODOS os jogos e tem capacidade para 30.000 pessoas, além dos camoratores para 150 pessoas, fechados para patrocinadores. São Paulo também tem a sua, a Torcida Brahma, no Vale do Anhangabaú. Um projeto produzido pela Playcorp, com apoio da Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo (SPTuris), Comitê Executivo Paulista para a Copa de 2014 e cerveja Brahma, que oferece uma ampla estrutura para o público assistir ao vivo ao mundial. São esperados 50 mil torcedores a cada jogo. A torcida paulistana assistirá aos jogos em um telão de LED com 76 ma² e imagens de alta definição, som com 80 mil watts de potência, palco com 12 metros de altura para apresentações gratuitas, postos médicos, seguranças, além de um espaço para entretenimento com simulador em 3D, oficinas de embaixadinhas e jogos, como pebolim e jogo de botão.
  6. O governo brasileiro, através do Embratur e dos Ministérios da Cultura, Turismo e Esporte estão fazendo um trabalho intenso de Casa Brasil- Brazil Sensational Experience é o espaço de relacionamento que o Governo do Brasil (mantida pela Embratur/Min, dos esportes, Ciencia e Tecnologia e da Industria e Comercio) montou em Joanesburgo. Custou R$ 10 milhões, em um projeto que inclui um í´nibus especial – o Sensational Bus, que levará apresentações de música, dança, jogos interativos e quiz com distribuição de brindes com temática brasileira a vários pontos de Johanensburgo. Ao final da Copa 2010, teremos um filme dirigido por Fernando Meirelles, e a Embratur lança também o livro “Brasil de Todas as Cores”, além de: hot site “Seleção Brasileira de Cidades” (com informações turí­sticas das cidades-sede da Copa de 2014, em espanhol, inglês e português), ví­deos no You Tube, peças publicitárias veiculadas na mí­dia de 14 paí­ses (revistas, outdoors, mobiliário urbano).
  7. Profissionais do staff do estádio de Durban fizeram uma manifestação depois do jogo, pois não haviam recebido o seu cachê do dia. A confusão – que deu ares de amadorismo í  organização – envolveu até polí­cia, que anda fazendo papel de staff no estádio.
  8. Quem passa pela região do Ibirapuera, em frente do antigo predio do DETRAN, entre 18h í s 22h, vai visualizar conteúdos em 3D que tratam de futebol, destacando que aquele prédio futuramente sediará o MAC. Além disso, em modo 2D, a projeção transmitirá lances dos jogos da Copa na ífrica e programas sobre a história do Mundial de Futebol. Os blocos de conteúdo serão de 20 minutos e ação do SPORTV, TVA,a  e prefeitura de São Paulo segue até o dia 29 de junho, com produção da Biruta Mí­dias Mirabolantes.
  9. De amigos que estão na Copa, vem a informação que assim como no Brasil, lá na ífrica do Sul o costume de respeitar o número dos assentos é quase inexistente. Quem mais sofre são os europeus, que estão acostumados com tudo certinho. As vuvuzelas e garrafas de vidro também, mas faixas com dizeres tem sido confiscadas.
  10. Jabulani, a bola oficial da Copa fabricada pela Adidas, está conseguindo partidários e detratores. Mas em merchandising, só tem marcado gol, na saí­da do vestiário, é destaque em tomadas de todas as TV’s nas entradas das seleções.

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