Um provérbio é uma mensagem concreta, tradicional, que expressa uma verdade baseada no senso comum ou experiência, muitas das vezes metafórica, para instigar uma reflexão e pontos de vista.

Existente desde a Antiguidade, com diferentes abordagens nas culturas e religiões, como  o livro dos Provérbios (escrito por Salomão, filho do Rei Davi, Rei de Israel) provenientes da tradição oral e de poesias hebraicas ou os provérbios chineses, também chamados de chengyu, ou os kotowaza, denominação no Japão, ambos são uma maneira didática de transmitir um pensamento, banhado com a sabedoria da cultura do povo oriental, por vezes advindas de lendas. Ou os nossos ditos populares, das pessoas simples, mas especiais do nosso Brasil.

Esses ensinamentos antigos resistem ao tempo e representam uma forma de pensar, um conceito moral, dito por pensadores, políticos, gurus e pessoas do povo. Vão se replicando, por vezes se modificando, mas trazem saberes de forma figurada.

E porque não trazer a provocação e a sabedoria desses provérbios para a nossa área de live marketing e refletirmos e porque não aplicar, um pouco desses ensinamentos. Elenquei alguns aqui:

1. Para um bom entendedor, meia palavra basta

Ao compor equipes de eventos, importante ter aquele parceiro que no olhar, na primeira frase, capta sua a necessidade ou a característica do cliente, sem muito discurso. O observador companheiro !!!

2. A pressa é inimiga da perfeição

Sabemos da necessidade de agilidade e da correria, comuns aos eventos, mas é preciso entender que prazos auxiliam numa pesquisa maior de opções, encontrarmos as melhores alternativas criativas, de fornecedores, negociar e detalhar com mais assertividade. Por isso o pedido de prazo para entrega !!!

(aqui também encaixa aquele “o barato sai caro”)

3. De grão em grão, a galinha enche o papo. ?

Atribuo aqui a questão da persistência comedida, atuando e crescendo de forma construída e calculada, mas não podemos usar como desculpa para não expandir por medo dos riscos.

Importante em fases de aumento de equipe, investimento em materiais, espaço e até mesmo atuação em diferentes tipologias de eventos. Analise: “para não dar o passo maior que a perna” (ops, outro provérbio).

4. Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam.

Este dito chinês, é bem adequado nas questões do mercado, com relação às concorrências com muitas agências, o job a job, ou os prazos de mais de 90 dias de pagamento e até mesmo a relação permissiva e assediosa de alguns clientes vs agências/produtores. É preciso conversar, exigir e por vezes dizer Não !

Ah, cuidado para não cair na armadilha, de alardear sobre coerência e ter o mesmo comportamento com seus fornecedores, afinal “quem com ferro fere, com ferro será ferido” (ops, mais um).

5. “Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede”

Como estão seus processos, suas planilhas, sua lista de fornecedores, suas leituras, seus cursos … e estes mesmos princípios aplicados a sua equipe de trabalho? Para conquistar um sonho você precisa de preparo. Não importa qual seja o seu desejo, se organizar é ter um plano de ação. Você tem “sede” de quê?

6. Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és.

Essa fala é atribuída por muitos a Jesus, mas não é. Na Bíblia várias frases similares a essa, mas o cerne da questão é que segundo o autor e palestrante Jim Rohn, autor de livros sobre Sucesso, tem uma máxima interessante que vai de encontro a isso “Somos a média das 5 pessoas que mais convivemos”. Não sei se isso é fonte de pesquisas quali/quanti, mas o que sei é que se você tem clientes parceiros e transparentes, fornecedores que prezam pela qualidade, atuação coerente com seus propósitos: insumos, remuneração, impostos, documentações, treinamentos em toda a sua cadeia de stakeholders, isso se traduz nas relações comerciais positivas, senão seu filme fica queimado.

7. Independente se foi a faca que caiu no melão ou se foi o melão que caiu sobre a faca, o melão irá sofrer

De fonte africana, esse dito diz muito para produtores de eventos. Organizar eventos é uma infinidade de detalhes, onde devemos pensar nas várias situações possíveis, às vezes acontece algo que muda o fluxo, mas não é hora de ficar procurando os culpados, ou se eximir da culpa. Vamos solucionar, e depois a gente analisa onde foi a falha, só entre nós; pois roupa suja se lava em casa (mais um ditado).

8. Se empurrar não funcionar, tente puxar

Acho providencial esse dito japonês, em tempos de pandemia, o nosso setor se reinventou, aprendeu com o on line, se acostumou com o híbrido e ainda está pivotando formas de atuação, contratação, meeting design, descobrindo os impactos do metaverso e das necessidades das pessoas e marcas. Empurre e puxe, só não fique parado. 

9. Diga-me e eu vou esquecer; Mostra-me, e eu posso me lembrar. Envolva-me, e eu vou entender

Confúcio e outros filósofos tem falas parecidas com esta dos índios Sioux americanos, mas a máxima aqui refere-se ao elemento central do live marketing – a Experiência. Ingrediente fundamental para nossas ações, onde conseguimos a Atenção – item mais precioso para os clientes. Seja através de uma cenografia que atua como linguagem, seja pela hospitalidade dos staffs, seja pela alimentação afetiva, seja pela temática, o storytelling eventístico é que conta e reverte em conexão.

Listei esses 09 provérbios para brincar, provocar, instigar, motivar, auxiliar, dar indireta ou direta. Então, vou deixar este último como um exercício de co criação, onde vocês me indiquem o “seu” provérbio para nossa área, quem sabe eu não faço um artigo – versão 2, a Revanche.

Topam, aguardando aqui nos comentários.

10.

Boas InspirAções!!!

Deixe um comentário