Há eventos que se adaptam a formatos muito distintos entre si. Exemplo mais famoso talvez seja o das Olimpíadas, que não se restringem í s competições esportivas, mas abrangem também eventos acadêmicos organizados em escolas, faculdades e cursos, em í¢mbito internacional inclusive.
Seja qual for a modalidade (Linguística, Matemática, Física, Química, História ou Filosofia, entre outras), para muitos alunos essas disputas podem ser excelentes recursos motivacionais. A instituição que organiza o evento, além de se responsabilizar pela logística das inscrições e optar pelo local onde as provas serão realizadas, geralmente conta com um corpo de professores que atua como curador e mediador das perguntas. No final, prêmios costumam ser distribuídos. a
Dito isso, queria destacar um aspecto que me preocupa bastante. Boa parte das vezes, escolas dependem de recursos institucionais para organizar esse tipo de evento, devido í a falta de patrocínios por parte das empresas. Honestamente, não consigo entender. Embora ações educativas permitam uma enorme visibilidade de marca e a melhora do relacionamento com os jovens, fabricantes de materiais escolares, escolas de inglês, universidades e editorasa não têm apostado nesse público – apesar de ele não sofrer grande concorrência por parte de outros setores.
Atenção, organizadores de eventos: é hora de ficar antenado nesse mercado. Para que vocês se inspirem, seguem alguns cases bem-sucedidos: site oficial da Olimpíada Nacional em História do Brasil ea Olimpíada Brasileira de Matemática.