Há eventos que se adaptam a formatos muito distintos entre si. Exemplo mais famoso talvez seja o das Olimpí­adas, que não se restringem í s competições esportivas, mas abrangem também eventos acadêmicos organizados em escolas, faculdades e cursos, em í¢mbito internacional inclusive.

Seja qual for a modalidade (Linguí­stica, Matemática, Fí­sica, Quí­mica, História ou Filosofia, entre outras), para muitos alunos essas disputas podem ser excelentes recursos motivacionais. A instituição que organiza o evento, além de se responsabilizar pela logí­stica das inscrições e optar pelo local onde as provas serão realizadas, geralmente conta com um corpo de professores que atua como curador e mediador das perguntas. No final, prêmios costumam ser distribuí­dos. a 

Dito isso, queria destacar um aspecto que me preocupa bastante. Boa parte das vezes, escolas dependem de recursos institucionais para organizar esse tipo de evento, devido í a falta de patrocí­nios por parte das empresas. Honestamente, não consigo entender. Embora ações educativas permitam uma enorme visibilidade de marca e a melhora do relacionamento com os jovens, fabricantes de materiais escolares, escolas de inglês, universidades e editorasa não têm apostado nesse público – apesar de ele não sofrer grande concorrência por parte de outros setores.

Atenção, organizadores de eventos: é hora de ficar antenado nesse mercado. Para que vocês se inspirem, seguem alguns cases bem-sucedidos: site oficial da Olimpí­ada Nacional em História do Brasil ea Olimpí­ada Brasileira de Matemática.

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