Todo evento esportivo necessita de uma organização exemplar para que tudo aconteça dentro da normalidade, a fim de que os possíveis erros sejam minimizados e não interfiram no andamento da competição. Neste breve relato abordarei o caso do Basquetebol, tomando como exemplo a realização dos Campeonatos Mundiais.
Independentemente do campeonato, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) exige dos comitês locais a apresentação de um plano de trabalho e a criação de um organograma com a definição dos responsáveis e das ações atribuídas a cada setor. O país escolhido para sediar o evento recebe um “Event Manual†com cerca de 250 páginas contendo as mais diversas orientações sobre a organização do mesmo. Neste manual, ficam bem definidas as responsabilidades da FIBA como gestora principal do evento e do Local Organization Comitee (LOC) como executor do evento.
De modo geral a FIBA cuida de tudo o que diz respeito í organização geral da competição (tabela, escala de árbitros, possíveis julgamentos), patrocínios, transmissão, comunicação. Já o LOC é responsável basicamente por fazer acontecer: quadras de jogos, locais de treinamento, transporte, segurança, assistência médica, voluntariado entre tantas outras obrigações.
Ao assumir a realização do evento, o país sede se compromete oficialmente através dos governos a dar suporte financeiro e infra estrutural í competição. O organograma do evento é dividido em duas partes. Uma refere-se aos postos que são ocupados pela FIBA e a outra as responsabilidades do LOC.
A FIBA em seu organograma tem um Diretor Geral da Competição. A ele estão subordinados os seguintes cargos:
- Diretor de Esporte
- Diretor de Marketing
- Diretor de Comunicações
- Diretor de TV
- Diretor Administrativo
Já o LOC possui “gerentes†que estão diretamente subordinados ao Diretor do Evento, que por sua vez está diretamente subordinado aos Diretores Setoriais da FIBA. O Diretor do Evento Local tem sob sua responsabilidade os seguintes gerentes:
- Segurança,
- Operacional,
- Promoção,
- TV,
- Comunicações,
- Marketing e Merchandising,
- Serviços aos Participantes,
- Administrativo
- Financeiro
Apenas a tãtulo de exemplo vamos observar as funções que estão sob responsabilidade do Gerente Operacional, que é a pessoa que cuida diretamente dos aspectos relacionados í competição propriamente dita.
Ele coordena todas as ações operacionais que incluem: a realização dos jogos, elaboração da tabela e horários (em conjunto com o Diretor de Evento da FIBA, Credenciamento, Tecnologia da Informação, Locais e Equipamentos para os jogos, Infraestrutura dos locais dos jogos e Transporte das equipes, árbitros e organizadores).
Com certeza este é o cargo de maior responsabilidade, pois ele cuida do “produto final†da competição: oa jogo que será transmitido para o mundo todo e que não pode apresentar qualquer erro.
Um dos pontos fundamentais para que o evento aconteça de forma irrepreensível é a captação e capacitação de voluntários. Sem eles nada aconteceria. Como exemplo, na última Copa do Mundo de Basquetebol Masculino realizada na Espanha foram admitidos 2000 voluntários que foram distribuídos em seis sedes com a responsabilidade de atuar durante os jogos na preparação e manutenção da quadra de jogo, suporte í imprensa (informações e estatãsticas das equipes e jogos), informações gerais, reposição de água e alimentos na sala de imprensa, vestiários e setores reservados para as autoridades. Além disto os voluntários também atuaram na área de hospedagem e transporte das equipes e organizadores, acompanhamento das equipes nos treinamentos e jogos, entre outras funções.
Enfim, um evento com a duração de cerca de 20 dias requer anos de preparação e acompanhamento feitosa através de um “checklist†com cerca de 250 itens regularmente avaliados para que a competição ocorra da melhor forma possível.
Excelente comentário do Prof. Dante, com poucas palavras soube transmitir, como se organiza um Campeonato.