Todo evento esportivo necessita de uma organização exemplar para que tudo aconteça dentro da normalidade, a fim de que os possí­veis erros sejam minimizados e não interfiram no andamento da competição. Neste breve relato abordarei o caso do Basquetebol, tomando como exemplo a realização dos Campeonatos Mundiais.

Independentemente do campeonato, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) exige dos comitês locais a apresentação de um plano de trabalho e a criação de um organograma com a definição dos responsáveis e das ações atribuí­das a cada setor. O paí­s escolhido para sediar o evento recebe um “Event Manual” com cerca de 250 páginas contendo as mais diversas orientações sobre a organização do mesmo. Neste manual, ficam bem definidas as responsabilidades da FIBA como gestora principal do evento e do Local Organization Comitee (LOC) como executor do evento.

De modo geral a FIBA cuida de tudo o que diz respeito í  organização geral da competição (tabela, escala de árbitros, possí­veis julgamentos), patrocí­nios, transmissão, comunicação. Já o LOC é responsável basicamente por fazer acontecer: quadras de jogos, locais de treinamento, transporte, segurança, assistência médica, voluntariado entre tantas outras obrigações.

Ao assumir a realização do evento, o paí­s sede se compromete oficialmente através dos governos a dar suporte financeiro e infra estrutural í  competição. O organograma do evento é dividido em duas partes. Uma refere-se aos postos que são ocupados pela FIBA e a outra as responsabilidades do LOC.

A FIBA em seu organograma tem um Diretor Geral da Competição. A ele estão subordinados os seguintes cargos:

  • Diretor de Esporte
  • Diretor de Marketing
  • Diretor de Comunicações
  • Diretor de TV
  • Diretor Administrativo

Já o LOC possui “gerentes” que estão diretamente subordinados ao Diretor do Evento, que por sua vez está diretamente subordinado aos Diretores Setoriais da FIBA. O Diretor do Evento Local tem sob sua responsabilidade os seguintes gerentes:

  • Segurança,
  • Operacional,
  • Promoção,
  • TV,
  • Comunicações,
  • Marketing e Merchandising,
  • Serviços aos Participantes,
  • Administrativo
  • Financeiro

Apenas a tã­tulo de exemplo vamos observar as funções que estão sob responsabilidade do Gerente Operacional, que é a pessoa que cuida diretamente dos aspectos relacionados í  competição propriamente dita.

 

Para o teaser de divulgação da FIFA Basketball World Cup, bolas foram colocadas nos pontos turí­sticos de todas as cidades que participariam do campeonato.
FIFA Basketball World Cup (Foto: divulgação)

 

Ele coordena todas as ações operacionais que incluem: a realização dos jogos, elaboração da tabela e horários (em conjunto com o Diretor de Evento da FIBA, Credenciamento, Tecnologia da Informação, Locais e Equipamentos para os jogos, Infraestrutura dos locais dos jogos e Transporte das equipes, árbitros e organizadores).

Com certeza este é o cargo de maior responsabilidade, pois ele cuida do “produto final” da competição: oa jogo que será transmitido para o mundo todo e que não pode apresentar qualquer erro.

Um dos pontos fundamentais para que o evento aconteça de forma irrepreensí­vel é a captação e capacitação de voluntários. Sem eles nada aconteceria. Como exemplo, na última Copa do Mundo de Basquetebol Masculino realizada na Espanha foram admitidos 2000 voluntários que foram distribuí­dos em seis sedes com a responsabilidade de atuar durante os jogos na preparação e manutenção da quadra de jogo, suporte í  imprensa (informações e estatã­sticas das equipes e jogos), informações gerais, reposição de água e alimentos na sala de imprensa, vestiários e setores reservados para as autoridades. Além disto os voluntários também atuaram na área de hospedagem e transporte das equipes e organizadores, acompanhamento das equipes nos treinamentos e jogos, entre outras funções.

Enfim, um evento com a duração de cerca de 20 dias requer anos de preparação e acompanhamento feitosa através de um “checklist” com cerca de 250 itens regularmente avaliados para que a competição ocorra da melhor forma possí­vel.

Uma resposta

Deixe um comentário