2014 ainda está só começando e, por isso, ainda dá tempo de planejar o trabalho e refletir sobre o as oportunidades que o setor de eventos oferece, principalmente em um ano atãpico como este.
Então, por que não parar e pensar agora? Para te ajudar, separei uma lista com cinco atitudes que podem te ajudar. Vamos lá?
1. CAPACITAR
O setor de eventos ainda tem como base profissionais das áreas de comunicação e turismo, mas está cada vez mais profissionalizado. Você não está na hora se especializar? Busque um curso de férias, uma pós-graduação, uma reciclagem… Enfim, uma oportunidade que caiba na sua rotina e no seu bolso. O importante é buscar mais informação!
2. AVALIAR E REAVALIAR
Em 2014, você jáa fez uma análise de tudo o que fez em 2013? Levantou os tipos de briefings que recebeu? Entendeu o porquê perdeu aquela concorrência? Ponderou sobre os elogios e críticas que mais surgiram? Fazer uma avaliação profunda é o primeiro passo para corrigir o que for necessário e fazer melhor daqui para frente.
3. ORGANIZAR
Início de ano é hora de “faxinaâ€. Faça isso começando pela sua mesa, seus cartões, seus arquivos, seu portfolio, seus brindes. Depois, passe para as revistas da recepção, o site, o layout da apresentação em PowerPoint, o vídeo promocional, o uniforme dos funcionários, a relação com os fornecedores… Tanto você como sua equipe e o mercado precisam sentir que é um Ano Novo, que chegou com amadurecimento e trouxe novas e boas práticas e abandonando posturas ineficazes. í‰ hora de mudar.
4. VISUALIZAR
Que o calendário de 2014 está mais apertado todo mundo sabe:a carnaval em março, Copa do Mundo em junho e eleições em outubro. Não dá para mudar isso. Portanto, pare de chorar e dizer que este será um ano difícil – até porque,a de uma forma ou de outra,a todos são. Gerencie essa diminuição de meses operacionalmente ativos, organize a os contatos, as aprovações e os prazos, e corra atrás das oportunidades.
5. COMPARTILHAR
Grandes setores comerciais de serviços ou produtos têm uma rede muito conectada, o que facilita as transações, o acompanhamento das oscilações, a manutenção dos custos e vendas em certos patamares, a otimização e utilização de pesquisas de mercado, e as exportações. Então por que não integrar mais o setor de eventos? Dividir boas práticas, exigindo métricas e listando fornecedores eficientes e éticos é uma ótima iniciativa. A frase batida “A união faz a força†traz na sua simplicidade algo fundamental para o crescimento. As entidades que associam empresas do segmento até existem, mas para trazer benefícios muito específicos. Já esta na hora de associações relacionadas com alimentação, montadores, cenografia, bebidas, espaços, hotéis, navios, entretenimento, ECAD, e muitas outras, tentem se aliar e se alinhar para somar. E em vez de dizer que a sua entidade não faz nada, então cobre, participe, sugira, ajude. Compartilhe!