2014 ainda está só começando e, por isso, ainda dá tempo de planejar o trabalho e refletir sobre o as oportunidades que o setor de eventos oferece, principalmente em um ano atã­pico como este.

Então, por que não parar e pensar agora? Para te ajudar, separei uma lista com cinco atitudes que podem te ajudar. Vamos lá?

1. CAPACITAR

O setor de eventos ainda tem como base profissionais das áreas de comunicação e turismo, mas está cada vez mais profissionalizado. Você não está na hora se especializar? Busque um curso de férias, uma pós-graduação, uma reciclagem… Enfim, uma oportunidade que caiba na sua rotina e no seu bolso. O importante é buscar mais informação!

2. AVALIAR E REAVALIAR

Em 2014, você jáa fez uma análise de tudo o que fez em 2013? Levantou os tipos de briefings que recebeu? Entendeu o porquê perdeu aquela concorrência? Ponderou sobre os elogios e crí­ticas que mais surgiram? Fazer uma avaliação profunda é o primeiro passo para corrigir o que for necessário e fazer melhor daqui para frente.

3. ORGANIZAR

Iní­cio de ano é hora de “faxina”. Faça isso começando pela sua mesa, seus cartões, seus arquivos, seu portfolio, seus brindes. Depois, passe para as revistas da recepção, o site, o layout da apresentação em PowerPoint, o ví­deo promocional, o uniforme dos funcionários, a relação com os fornecedores… Tanto você como sua equipe e o mercado precisam sentir que é um Ano Novo, que chegou com amadurecimento e trouxe novas e boas práticas e abandonando posturas ineficazes. í‰ hora de mudar.

4. VISUALIZAR

Que o calendário de 2014 está mais apertado todo mundo sabe:a carnaval em março, Copa do Mundo em junho e eleições em outubro. Não dá para mudar isso. Portanto, pare de chorar e dizer que este será um ano difí­cil – até porque,a de uma forma ou de outra,a todos são. Gerencie essa diminuição de meses operacionalmente ativos, organize a os contatos, as aprovações e os prazos, e corra atrás das oportunidades.

5. COMPARTILHAR

Grandes setores comerciais de serviços ou produtos têm uma rede muito conectada, o que facilita as transações, o acompanhamento das oscilações, a manutenção dos custos e vendas em certos patamares, a otimização e utilização de pesquisas de mercado, e as exportações. Então por que não integrar mais o setor de eventos? Dividir boas práticas, exigindo métricas e listando fornecedores eficientes e éticos é uma ótima iniciativa. A frase batida “A união faz a força” traz na sua simplicidade algo fundamental para o crescimento. As entidades que associam empresas do segmento até existem, mas para trazer benefí­cios muito especí­ficos. Já esta na hora de associações relacionadas com alimentação, montadores, cenografia, bebidas, espaços, hotéis, navios, entretenimento, ECAD, e muitas outras, tentem se aliar e se alinhar para somar. E em vez de dizer que a sua entidade não faz nada, então cobre, participe, sugira, ajude. Compartilhe!

Deixe um comentário