Você sabe Nadar?

Se você é do setor de eventos, e ainda não sabe Nadar no mar de Oportunidades que a COPA de 2014 traz para o segmento, não há bóia que vai te ajudar.

Perdoem-me, mas como apaixonada pelo setor de eventos, farei provocações com o sentido de obtermos as melhores condições neste Mar que é extremamente navegável, mas que tem recebido muitos navios de outros setores, que antes de nós, já colocaram suas Naus e descobriram um porto-seguro em futuros negócios.

Desde a oficialização do Brasil como sede do Campeonato Mundial de futebol em outubro de 2007, muito se fala e sinceramente vejo pouca efetividade e profissionalismo.

A FIFA é dona do evento e cuida dele com muito afinco e personalidade forte; os que quiserem surfar neste mar, tem que seguir regras estabelecidas por ela e também podem observar o formato de quebra das ondas e aproveitar para realizar grandes manobras.

Você profissional de eventos tem se preparado como?

Primeiramente, a Copa do Mundo e suas nuances tem que ser estudadas e pesquisadas, portanto grupos de estudos, levantamentos, pesquisas, questionários, seminários e comitês de discussão trazem informações estratégicas. Descubra quem já está fazendo isso e participe, ou associa-se para ter acesso í  esses dados, ou criea o seu. Aliás, ABEOC mãe e afiliadas já devem estar realizando este trabalho, não ?

Além do que, imaginem, quantos seminários e congressos podem ser criados para discutir uma série de questões relacionadas com o tema.

A Copa do mundo, assim como eventos educativos, tem seu “BID book” e para tal uma série de unidades operacionais são criadas que é da competência dos comitês da cada sub-sede, isto envolve órgãos públicos e empresas para prestação de serviços em infra-estrutura e no operacional do evento, gerando licitações para ser fornecedor de produtos e serviços, aliás multinacionais já fizeram a lição de casa antes de nós e tem ganho a maioria destas, mas ainda há tempo.

Você sabe quem compõe o comitê de sua cidade? Tem acompanhado o diário oficial?

Uma Copa do Mundo traz em torno de 500.000 turistas num mês ao paí­s (10% do total que o paí­s recebe em um ano inteiro), sem contar jornalistas e o número de pessoas que virão anteriormente ao paí­s para negócios – o setor de Turismo e Hotelaria terá um fluxo não só durante o evento, mas antes com a Copa das Confederações, com a vinda das seleções para aclimatação, com a mí­dia para reportagens preparatórias,a destino para ações de incentivo, fan parties*, entre outros. Avaliando que uma Copa do mundo tem 12 cidades-sede, os visitantes assistem a um jogo e ficam envolvidos no dia durante 5 horas com o jogo e precisam de entretenimento no restante do tempo, imaginem então na fase semi e final onde o tempo entre as partidas são maiores!!!

Se a copa do mundo é um combustã­vel que dinamiza a cadeia de negócios de eventos, diz-se num impacto de 55 setores, quem são os profissionais que vão atender toda essa gama de serviços? A resposta são profissionais atualizados, bilí­ngí¼es (tri, …) e especializados.

Envolver-se em cursos e/ou criar algumas capacitações é fundamental. Você já está inscrito em algum???

Somos um paí­s alegre e receptivo, mas receber um evento dessa magnitude em í¢mbito nacional, traz um orgulho, mas teremos que ter um desapego devido as obras, um acompanhamento de cidadão para com verbas públicas, uma conscientização de voluntariado, uma reeducação como torcedor-cidadão (lugares marcados, bebidas alcóolicas em campo, consumo de pirataria, etc), enfim a Hospitalidade terá que ser trabalhada em campanhas institucionais, cursos, atividades lúdicas sobre cidadania, e muitas outras alternativas.

A Copa é a ponta do iceberg, com tematizações de outros eventos, de produtos e serviços relacionados, com souvenirs, endorsement**, patrocí­nios, ações de relacionamento e muitas outras.

Quem quiser nadar de braçada neste mar de oportunidades da Copa de 2014, tem que se lançar na água agora, com fí´lego para se destacar.
Vejo vocês em alguma Ilha de sucesso !!!

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* Fan Party, ou Fan Fest, surgida em 2002, são eventos de apoio destinado a animar os torcedores que não conseguiram lugar nos estádios para assistir os jogos: com telões, alimentação e diversao

** endorsement, no caso esportivo é a utilização de atleta ou time que “endossam” qualidade de um produto ou serviço de uma marca.

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