Fim de ano se aproximando e um assunto é comum dentro de todas as empresas: a festa de final de ano. Como será a da sua empresa? Preparado para inovar?

Para ajudá-lo nessa hora de tantas dúvidas e pouca margem para erros, preparamos 10 dicas de como planejar um evento memorável.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que a festa de final de ano é, acima de tudo, uma ação de comunicação entre a empresa e seus colaboradores. í‰ preciso garantir que a mensagem escolhida chegue aos funcionários e tenha efeito. Para isso, é preciso planejar! Vamos então com a dicas para o planejamento:

1. O tamanho da festa deve ser proporcional ao número de funcionários. í‰ importante unir todos os colaboradores da empresa, sem divisões por departamentos e unidades. A confraternização de final de ano é um momento de aproximação entre todos. Fora do ambiente de trabalho e da rotina diária, as pessoas tendem a estreitar seus laços, e isso é muito importante para melhorar o fluxo de comunicação no dia a dia.

2. O dia da semana mais recomendado para fazer a festa de final de ano é sexta-feira. í‰ interessante encerrar o expediente mais cedo e seguir para a comemoração, ou ainda reservar o dia todo para a festa. Evite agendar para os finais de semana, pois alguns colaboradores podem se ausentar por compromissos pessoais.

3. Marque a confraternização com bastante antecedência. Em empresas grandes, onde a complexidade logí­stica é maior, comunique aos colaboradores a data da festa pelo menos 3 meses antes. Peça ajuda para a área de marketing/comunicação para criar pequenas campanhas de endomarketing com o objetivo de relembrar os funcionários e gerar expectativa. Algumas formas: cartazes nos banheiros, avisos pregados nos monitores, vale tudo para comunicar o evento.

4. A celebração deve ocorrer fora do local de trabalho. Procure um lugar inusitado e, de preferência, próximo í  empresa. Os colaboradores precisam estar em um clima leve e mais descontraí­do. Realizar a festa no local de trabalho soa como economia e falta de disposição da empresa em investir no bem estar dos colaboradores.

5. Se o budget permitir, não deixe de lado uma atração: banda, show de stand up, palestra. O importante é ter certeza de que a atração estará de acordo com o perfil e as preferências do público. Uma boa opção é enviar para os convidados uma enquete com as opções. Assim, as chances de agradar serão maiores e todos se sentirão incluí­dos na organização.

6. Escolha um tema para a festa. í‰ interessante que ele seja relacionado a metas e desafios da empresa, mas explore-o de forma criativa. Por exemplo: uma festa brasileira para comemorar o sucesso no mercado brasileiro, ou uma festa em clima de Oscar para comemorar as metas atingidas. Baseado no tema, crie um nome para a festa.

7. Decida sobre a participação dos familiares. Incluir os familiares é uma oportunidade para comunicar os objetivos da empresa a esse público e integrá-lo. Por outro lado, a inclusão de familiares atrapalha na interação dos funcionários entre si, pois eles terão que dar atenção também aos filhos e conjugues, e estarão mais propensos a formar “panelinhas”.

8. Inclua bebida alcoólica no cardápio. As bebidas geram mais descontração e relaxamento. As pessoas se libertam do clima organizacional e passam a se conhecer como seres fora do ambiente de trabalho. Mas não exagere! Afinal, muitos vão voltar para a casa de carro.

9. Na dúvida, contrate uma empresa para organizar o evento. As empresas especializadas em eventos possuem bastante experiência em contratação de buffet, escolha de local, aluguel de material e contatos com atrações. No entanto, não deixe de envolver os funcionários em qualquer decisão a ser tomada.

10. Contrate um fotógrafo. A festa de final de ano precisa engajar e ser lembrada durante os próximos meses. As fotos podem ser colocadas nos murais da empresa, compartilhadas nas redes sociais, ou até mesmo ser entregues aos próprios funcionários, como uma recordação.

Como dica final: nunca pense na festa de final de ano como um custo, mas sim como um investimento em comunicação e recursos humanos. O colaborador precisa ter orgulho de onde trabalha e ser um verdadeiro defensor da empresa. Que tal pensar na festa como um caminho para isso?

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