Feiras de negócios são uma das melhores oportunidades de divulgação para um produto, marca ou serviço, especialmente quando estes se destinam a um mercado segmentado. Mas não basta levar alguns mostruários, imprimir panfletos e contratar belas moças. í‰ preciso investir pesado em um estande que seja capaz de encantar o público. Para te ajudar a pensar em como criar um bom estande, separei nove dicas essenciais para o sucesso da sua marca em uma feira.
1. Oa estande é a casa do seu negócio.
Pense em uma fachada que represente bem a sua marca e atraia as pessoas pelos motivos certos. Tamanho e arquitetura são importantes, mas antes é preciso elaborar o slogan, escolher o produto a ser destacado, montar uma programação interessante e oferecer boas atrações. Esses itens é que devem balizar a concepção do espaço.
2. Menos é mais.
Estandes gigantescos chamam a atenção, mas, í s vezes, não cabem no seu orçamento e tornam-se desnecessários se o seu portfólio for diminuto. Um espaço pequeno, que seja funcional e aconchegante, pode ser mais eficiente que um lugar enorme.
3. Seja prático.
Se a sua empresa participa constantemente de feiras, pense numa estande que possa ser desmontado e reutilizado várias vezes. Assim, você otimiza a utilização de recursos e facilita os processos.
4. Distribua brindes criativos.
Os mimos servem para que os visitantes tenham uma relação maior com o seu negócio. Por isso, invista em algo relevante, memorável, que efetivamente faça com que o seu cliente se lembre da sua marca e do conceito que há por trás dela.
5. Atraia o SEU público-alvo, não qualquer um que visite a feira.
Convide pessoas realmente relevantes para seu negócio, verdadeiros clientes em potencial. Lembre-se de que feiras são uma ótima oportunidade de mostrar seu portfólio em detalhes.
6. Aposte no conceito 3-30-60.
Segundo ele, em uma feira, você tem 3 segundos para atrair o visitante, 30 para qualificá-lo e 60 para contar sua informação principal. Para seguir esse fluxo com eficiência e conseguir fisgar o cliente, as peças de comunicação, o staff e os atrativos do seu stand devem estar preparados para isso.
7. Cuide do staff.
í‰ muito importante orientar bem os colaboradores da sua empresa que participarão da feira: padronizar a vestimenta, combinar a escala de trabalho com antecedência, alinhar as condições de descontos e prazos de entrega. Já os contratados freelancer, como promotores e recepcionistas, devem ser devidamente treinados, de modo que conheçam bem a marca e os produtos em questão, bem como formas de abordagem e entrega de brindes e materiais de divulgação.
8. Leia o manual da feira.
Mesmo que você tenha anos de experiência em eventos como esses, acompanhe atentamente as instruções contidas no manual que geralmente é dado pelos organizadores. Lá estão regras que determinam o que você pode ou não pode desenvolver. Isso evita muitas dores de cabeça, como multas.
9. Avalie os resultados.
Ao final do dia, é importante ter um bate-papo com a equipe do estande, ou fazer um relatório com uma análise geral do trabalho. Isso ajuda a melhorar aspectos operacionais e comerciais para o dia seguinte. O investimento em uma feira é muito grande para deixar as correções para o próximo ano.