A Revista da Folha desta semana trouxe uma reportagem sofre Formatura, apontando principalmente o crescimento das festas voltadas para público B e C.

A formatura é uma cerimí´nia festiva de conclusão de um curso e pode ser de ensino primário, médio ou universitário. Na colação de grau, onde são entregues os canudos de diplomas (mesmo que a fictã­cios) é oficializado í  sociedade que aquela pessoa se formou. Interessante lembrar que no ritual oficial a fita do capelo (aquele chapeuzinho que se usa) fica do lado direito e ao término da cerimí´nia fica do lado esquerdo, com todos os formando jogando o mesmo para cima, encerrando o ritual que também contém todo um cerimonial com discursos, homenagens, etc. E embora hoje quase ninguém mais use anéis, tradicionalmente, o formando ganhava um anel com a pedra a cor de seu curso.

Independente da tradição, rituais marcam momentos, e estes ficam marcados para sempre.

Mercado de Formatura Aquecido

As empresas de formatura tem comemorado o mercado aquecido, com festas que custam de R$ 1.800,00 a R$ 12,000,00 por formando, tem evento para todos os bolsos e empresas. Festas dea gala que podem não ser tão de gala, mas que acontecem com todo o glamour possí­vel dentro da verba, com as empresas de formatura aprendendo a ganhar no volume e oferecendo o sonho dos bailes de formatura em locais alternativos, com a serviços de buffets econí´micos mas com todo o ritual necessário.

Formatura para todos os públicos. O avanço das classes B e C. Foto de Luis Gustavo Leme em http://www.flickr.com/photos/luizgustavoleme/5409912167/
Formatura para todos os públicos. O avanço das classes B e C. Foto de Luis Gustavo Leme em http://www.flickr.com/photos/luizgustavoleme/5409912167/

Uma resposta

Deixe um comentário