Muito tem-se falado da Comunicação Transmídia e entender meios que se aproximam de consumidores e entender suas necessidades é fundamental para qualquer área, imaginem para o setor de Eventos. Aliás você sabia que existe uma pós focada em Transmídia?!?

Mas quero destacar um segmento que, à muito tempo deixou de ser só de nicho e entendido como uma plataforma de comunicação, estou falando do mundo dos Games.

Considerando que existem 2,7 milhões de jogadores em todo mundo (fonte Newzoo) e que o Brasil é um dos seus principais mercados, temos que entender um pouquinho mais sobre esse ambiente, mas fazendo um recorte de como ele pode ser utilizado para divulgação e aproximação com consumidores dentro do segmento de EVENTOS.

(imagem Sebrae-SP)

Alguns pontos importantes para nossa análise de como melhor utilizar esse ambiente para ações de eventos:

– criação de games tematizados ;

– inserção dentro de games já existentes com publicidade ;

– foco em ações e promoções em jogos específicos para smartphones, que crescem fortemente principalmente no Brasil;

– utilização de streamers e influenciadores dessa área como embaixadores. Teve gente até que criou avatar como o Alok;

– simulação e soft open do evento real dentro do jogo, caracterizando um teaser ou pré venda;

– aproveitar espaço de arenas de games ou até mesmo criar uma dentro do seu evento;

– ou ações específicas dentro dos games como os rewarded vídeos (jogador recebe benefício in game se assistir um vídeo publicitário), ações patrocinadas e playable ads (anúncios interativos em que o usuário se envolve com a publicidade através de gamificação);

– partida entre atrações (artistas, palestrantes, ….) ;

– premiação de campeonatos relacionadas ao seu evento;

-versão digital do evento dentro dos games.

– …..

Um ponto importante é que no ambiente de eSports, muitas métricas são mais fáceis de se obter, seja pela própria gamificação, a facilidade de contabilizar (engajamento, tempo de engajamento, impressões) entre outras. O que muito agrada dentro da difícil arte do ROI.

Entender que o mundo dos games, expandiram o ambiente dos games mesmo e tornaram-se uma mídia, considerando a importância desse ecossistema ainda em construção, mas extremamente relevante e em ascensão, é fundamental para profissionais de eventos.

Sem falar que marcas endêmicas tem potencial para patrocinar ações fora desse ambiente também.

Fique ON e aproveite e dê PLAY nas oportunidades.

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