Líbia, o que vc achou do show da Madonna ?

Recebi alguns directs, provocações de alunos e colegas.

Quem responde é a Líbia PJ e PF (que não se separam, mas as vezes precisa), porém a visão e pesquisa é das duas, porque não estava lá e muito do que sei é pelo olhar de amigos/produtores cariocassxxss, Imprensa e um pouco da percepção relacionada com os 20 anos e poucos de estrada eventística que temos.

1.      Você pode não gostar de Madonna, não saber suas músicas (chocada), achá-la excêntrica (pra que aquela máscara?), mas …ela tem mais de 400 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, tem mais de 340 prêmios (Grammy, Billboard,etc), musicista mais bem paga pela Forbes (várias décadas), o título de Rainha do Pop é unânime, apoiou a comunidade LGBTQI+ até quando essa sigla não existia, deu voz e exaltou um corpo livre às Mulheres, é uma artista/bailarina/compositora/produtora/atriz/ mãe … tem 40 anos de carreira (definitivamente não está próxima da aposentadoria) e para comemorar fez um show no Brasil, chamou a Pablo e Anitta e Pedro Sampaio (para lacrar, fato!, mas podia ter falado mais palavras bonitas em português em vez de só palavrões – sem puritanismo, mais empatia, please). Atuou 2 h, aos 65 anos (com parte em playback, cadê os músicos celebrando contigo essa jornada???), mas dançando como nunca e arregimentou 1,5milhões de pessoas na praia. Não são só números, são fatos incontestáveis. A Mulher é Pho… e arrasou num show a céu aberto para encerrar sua turnê;

2. Estrutura

Encerramento de turnês tendem a ser icônicos e os números não mentem e são diferentes dos outros shows da turnê. Palco = 812 m² e 24 m de frente, 2,40 m de altura do chão, a estrutura circular e giratória que tem três andares que sobem e descem e soma-se a isso a bola de discoteca gigante, um cubo com projeções virtuais e um carrossel giratório de vidro com grandes crucifixos representando uma capela. A passarela central tem 22 m e as outras duas têm 20 m/cada (para suportar isso, foi colocado sob o palco um piso de alumínio de 6.000 metros, capaz de aguentar 120 toneladas), além das 16 torres com caixas de som e telões de LED por 1 km de extensão. Atrás do palco tendas e 90 containers para o pessoal de produção e camarim, sem falar na passarela do hotel para a praia e os salões do Copa que ficaram para os ensaios. Pelas areias, foram 550 cabines sanitárias, 3 pontos médicos, 30 ambulâncias, 31 painéis de mensagens, 15 ptos de coleta seletiva (200 toneladas retiradas até então), 1520 garis,  3.200 policiais, 65 torres de observação, extensão de horário nos BRT´s, ônibus, VLT.

Quando você falar de mega evento e disso que estamos idealizando.

Palco idealizado pela Stufish (escritório de arquitetura londrina que também atua com Lady Gaga, Beyonce, JayZ, etc) – Foto Márcia Foletto

Product placement, que fala né. Ops ativação

3. Logística

É coisa, destaco :

  • os pontos de revista (18) causaram demoradas filas em muitos dos acessos à praia, mas com esse número de frequentadores, a morosidade acontece gente ! A segurança, não foi notificada arrastões e sim roubo de celulares e muita apreensão de objetos perfurantes/cortante (+150) e 33 suspeitos presos. Muitos detectados na revista, câmeras e reconhecimento facial;
  • Coletiva seletiva ok, mas não achei plano de impacto ou questões de ESG da turnê e dessa em especial que é numa praia. Snif!
  • Qualidade e volume do som foi questionada, até porque em shows do réveillon e Alok houve comparação que estava melhor. Como assim Rainha?
  • Distribuição de água em alguns pontos e água para refrescar de caminhão pipa, é o mínimo com tanto calor e cada vez mais independente de lei uma preocupação da organização;
  • Atraso de 1 h, impacta na TV e nas pessoas que estavam com um sol pra si de dia e sem poder se movimentar muito; Como assim Rainha 2?
  • Informação de ruas fechadas e a escolha delas não muito alinhada com necessidade de moradores e muito em cima da hora. Não é só análise de mapa é preciso entender o cotidiano da região (depoimento de quem vive lá)
  • Jogar cerveja e garrafa no povo não é digno de uma DIVA, a propósito, Luísa Sonza tem um processo nas costas por causa disso, só comentando?!

4. Marketing

Ela entende da coisa e é bem assessorada, em 1989 Madonna grava um comercial para a Pepsi com “Like a Prayer” causa grande controversa por utilizar iconografia católica, cruzes em chamas e por beijar um santo negro. Sob pressão a marca retira a propaganda do ar, mas Madonna fica com o U$ 5 milhões sem devolução, rs.

A vinda dela para o Brasil foi bancada majoritariamente pelo Itaú, que completa 100 anos e tem utilizado em seu rebranding e comemoração o quão ele é longevo, mas antenado, digital e moderno. A marca que se mostra POP, ou melhor “feita de futuro” precisa de uma diva POP como porta voz, e com isso ofereceu um buxixo enorme e uma experiência exclusiva para seus clientes, fazendo intervenção até na novela antes do show. Não é exposição de marca, é narrativa única.  Ainda teve patrocínio da Heineken (sacada a long neck hein?) e parceria com Deezer, Eventim, Absolut e Stanley, Rede Globo e da Prefeitura do RJ.

5. Legado

170 vôos extras para o RJ e + 30% de ônibus, assim chegaram 250.000 turistas, impacto econômico de R$ 500 milhões (esperando relatórios oficiais), visibilidade internacional e o glamour e imagem positiva que o RJ tem que trabalhar após tantas notícias negativas com relação a violência com situações de outros eventos. Prefeitura desembolsou R$ 10 milhões e houve muito questionamento (fato), mas 10 milhões X 500 milhões é produtivo, mas não esqueçamos do ano eleitoral e que os balancetes ainda não saíram – estamos de olho!

Dentro desse impacto econômico temos desde imóveis vazios alugados pela sua visão privilegiada para as festas pré e after (+ eventos), mais fornecedores e profissionais atuando e até aos souvenirs espalhados pela cidade (originalidade não está em questão) gerando um dinheirinho para muitos.

Teve perrengue, teve sucesso, teve Celebration, que o RJ saiba capitalizar e cada vez mais demonstrar como EVENTO é uma indústria que precisa além do  PERSE, de calendário, planejamento, apoio e ter profissionais experts á frente disso.

“Nunca se esqueça de como sonhar”. (Madonna)

Deixe um comentário