Reunir pessoas em uma mesma sala e em uma mesma ocasião não é o bastante para gerar negócios. Para que o contato saia do boca-a-boca e se transforme em business é preciso promover mais do que interação, mas integração – do contrário, ficamos apenas na troca de cartões.

Mas como é que se faz isso? Bom, ações de hospitalidade em eventos de entretenimento são muito legais, mas elas têm diferentes fins, que podem ser:

  • Institucional
  • Justificativaa para estabelecer um primeiro contato
  • Estreitara uma relação já existente
  • Mostrar o potencial de um projeto e seus diferenciais

Nossas novas arenas multiuso são espaços ideais para organizar eventos de grande porte. Isso porque cadaa arena recebe no máximo 50 jogos por ano e, no restante dos dias, podea servir para sediar jogos amistosos, campeonatos, jogos comemorativos, formaturas e jantares beneficentes, entre outras opções. Na temporada daa Copa, o que muitos organizadores estão planejando fazer éa levar os patrocinadores aa meeting pointsa em hotéis, antes ou depois das partidas de futebol.

Cases de sucesso

A Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX) tem investido muito nesse tipo de aproximação. O Projeto Carnaval existe desde 2008 e tem como objetivo capitalizar a grande visibilidade do Carnaval brasileiro para promover as empresas brasileiras e estreitar o relacionamento entre empresários e compradores internacionais. Em 2014, a APEX conseguiu reunir 296 convidados gringos de 50 paí­ses para assistirem aos desfiles das escolas de samba e participarem da agenda de negócios da companhia. Além disso, os convidados também participaram de seminários e de visitas técnicas em fábricas de 169 empresas brasileiras. O que eles ganharam com isso? U$ 630 milhões em vendas.

Outra iniciativa da APEX para melhorar o cenário de exportações e ajudar asa empresas a apresentarem seus produtos e serviços para venda nos Estados Unidos é o Projeto Formula Indy – Experience Our Energy. í‰ uma estratégia dea promoção comercial e de relacionamento que permite ao empresário oferecer a um parceiro americano uma experiência de 3 dias, com a oportunidade de assistir í  corrida da Indy em stands ou camarotes, criando um ambiente propí­cio a realização de negócios a um baixo custo.a Esse projetoa ajuda a elevar oa número de exportações para oa mercado americano. Separei um ví­deo para ilustrar melhor o que é:

Estão vendo? Organizar eventos não é só festa! O que garante a eficácia de uma ação de marketing é a estruturação: saber balancear momentos de distração com muita informação e bom serviço de apoio.

Deixe um comentário