“A feira é um teatro…
O seu estande é o palco…
Seus funcionários e produtos seu show…
A platéia exigente e disputada por outros palcosâ€
Regina Blessa
Happy Hour Feira e Cia.
Não posso deixar de falar do Happy Hour Junino, no último dia 01 de Julho na sede da Revista Feira & Cia, onde é sempre bom rever amigos, trocar cartões, saber das novidades e ter um termí´metro do mercado de forma descontraída.
Por melhores práticas em negociações de eventos
Falando em mercado, algumas práticas não tão legais de nossa área, na hora de prospectar ou negociar eventos, vêm acontecendo cada vez mais:
Após passar o briefing (ultimamente pelo telefone ou email) vem alguns comentários como: “Pode entregar amanhã†e/ou “Não posso te dizer a verba†e/ou “é concorrência com mais 7 agênciasâ€.
Profissionais do mercado em geral, solicitantes-clientes ou organizadores de eventos-fornecedores, vamos dar um basta nessa confusão!
Primeiro: para amanhã, só se for Disk Evento
Não há condição de criar, planejar e ousar sem prazo e somente “chutar†preços ou copy/paste de antigas propostas.
Segundo: não dizer a verba prejudica a criação
Não dizer a verba faz com que as chances da proposta ser viável estar relacionada com a sorte de acertar mais ou menos o valor. Dizer a verba ajuda a delinear a ação
E. por favor, gestores de eventos. Se a ação for mais barata que a verba dada, seja coerente também.
Concorrência é diferente de licitação
Concorrência são 3 empresas, mais que isso é licitação ou leilão. í‰ uma covardia com todos os envolvidos, inclusive o cliente, que vai ler com que 7 propostas com que traquilidade e qualidade?
Seja criterioso
Acredito que clientes devam ter critérios bem claros com relação a seleção de projetos e empresas organizadoras de eventos.a E confiarem nas mesmas dando dados fundamentais.
Os fornecedores de eventos devem “educar”os clientes solicitando prazos viáveis, indicação de verba e política de concorrência clara e não abrir mão disto.
Vamos criar um ambiente realmente profissional na área?
Revista Pólo de Arte
Foi lançada nesta segunda, 28 de junho, na Estação Pinacoteca, a Revista Pólo de Arte, resultado da união entre as principais instituições culturais da cidade que irão coordenar juntas, no São Paulo – Polo de Arte Contemporí¢nea, as atividades e calendários culturais e o desenvolvimento de programações conjuntas.
Ministério da Cultura e Auditório Ibirapuera
O Instituto Auditório do Ibirapuera já tem novo parceiro, o Ministério de Cultura, que investirá R$ 4 milhões em 2010 e R$ 6 milhões em 2011.
Uma das primeiras ações para selar a parceria é o projetoa para a criação do Centro de Referência da Música Brasileira (CRMB), que complementa as principais ações do IAI: a Escola do Auditório, a Orquestra Brasileira do Auditório, e objetivo de ter a programação do Auditório com todas as músicas brasileiras, conectada com as músicas da América Latina e do mundo, a preços populares.
Festival de Glastonbury
Glastonbury. Você conhece este nome?
Se não, como organizador de eventos deveria, pois é um dos maiores festivais culturais do mundo e que este ano comemora 40 anos.
Este evento atende a todos os gostos musicais possíveis em suas dezenas de palcos em 4 dias e até o príncipe herdeiro Charles já visitou. Ocorre numa fazenda do tamanho de 360 estadios, numa área que tem uma aura mística, com shows, projeção de cinema, e mais de 170.000 pax visitando e acampando no local.
Banda inglesa promove disco de forma ecológica
Ainda na Inglaterra, uma banda local, a The London Fields, escolheu uma maneira inusitada e ecologicamente responsável de promover seu primeiro álbum, This Is Yours (Isto é seu).
A banda fez 500 cópias numeradas í mão do álbum, com todo o material usado para a divulgação reciclado. Assim, caixas de cereal foram cortadas e pintadas de forma a fazer as capas dos CDS, por exemplo. As 500 cópias do álbum foram deixadas em cercas e também nos galhos das árvores do Parque de London Fields, que dá origem ao nome da banda, com o seguinte texto: “Se você está lendo este bilhete, possivelmente é porque encontrou um álbum. Após ouvi-lo, por favor assine o bilhete e deixe-o em algum lugar que torne possível a outros”.
Bacana, sustentável e promocional.
Gostei.a E você o que achou?
Lei do Direito Autoral. Conheça e debata!
Acredito que somos arquitetos de nossas empreitadas profissionais e pessoais e para tal precisamos nos posicionar. Então devemos aproveitar a oportunidade que o Ministério da Cultura está oferecendo, ao discutir, junto com a sociedade civil (nós!), a Lei de Direito Autoral.
Até 28 de julho, a consulta pública para modernizar a Lei de Direito Autoral (Lei n 9.610/98) , um tema central para o desenvolvimento da cultura brasileira, estará aberta no site do Ministério.
Saiba mais, leia, compreenda, opine em http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/ajuda/
Crescimento do setor de entretenimento
Segundo uma pesquisa da Pricewaterhouse divulgado no site O Economista, o setor de entretenimento deverá crescer no Brasil a uma taxa de 8,7% ao ano até 2014, ficando atrás apenas da China, que deverá crescer a um ritmo de 12% ao ano.
A média global de crescimento deverá ser de 5% ao ano, passando de US$ 1,3 trilhão hoje para US$ 1,7 trilhão até 2014. A América Latina foi a região que apresentou maior crescimento no setor nos últimos cinco anos. Em 2009, ano em que os investimentos diminuíram na maior parte das regiões, a América Latina apresentou crescimento de 3,9%, com o setor foi avaliado em US$ 50 bilhões em 2009, sendo que o Brasil responde por US$ 23 bilhões desse valor A outra região que teve expansão foi a da ísia-Pacífico, com crescimento de 1,3%.
(foto do post por Marlon Dias, no Flickr)
Fique atento para crescer junto!