“A feira é um teatro…
O seu estande é o palco…
Seus funcionários e produtos seu show…
A platéia exigente e disputada por outros palcos”

Regina Blessa

Happy Hour Feira e Cia.

Não posso deixar de falar do Happy Hour Junino, no último dia 01 de Julho na sede da Revista Feira & Cia, onde é sempre bom rever amigos, trocar cartões, saber das novidades e ter um termí´metro do mercado de forma descontraí­da.

Por melhores práticas em negociações de eventos

Falando em mercado, algumas práticas não tão legais de nossa área, na hora de prospectar ou negociar eventos, vêm acontecendo cada vez mais:

Após passar o briefing (ultimamente pelo telefone ou email) vem alguns comentários como: “Pode entregar amanhã” e/ou “Não posso te dizer a verba” e/ou “é concorrência com mais 7 agências”.

Profissionais do mercado em geral, solicitantes-clientes ou organizadores de eventos-fornecedores, vamos dar um basta nessa confusão!

Primeiro: para amanhã, só se for Disk Evento

Não há condição de criar, planejar e ousar sem prazo e somente “chutar” preços ou copy/paste de antigas propostas.

Segundo: não dizer a verba prejudica a criação

Não dizer a verba faz com que as chances da proposta ser viável estar relacionada com a sorte de acertar mais ou menos o valor. Dizer a verba ajuda a delinear a ação

E. por favor, gestores de eventos. Se a ação for mais barata que a verba dada, seja coerente também.

Concorrência é diferente de licitação

Concorrência são 3 empresas, mais que isso é licitação ou leilão. í‰ uma covardia com todos os envolvidos, inclusive o cliente, que vai ler com que 7 propostas com que traquilidade e qualidade?

Seja criterioso

Acredito que clientes devam ter critérios bem claros com relação a seleção de projetos e empresas organizadoras de eventos.a  E confiarem nas mesmas dando dados fundamentais.

Os fornecedores de eventos devem “educar”os clientes solicitando prazos viáveis, indicação de verba e polí­tica de concorrência clara e não abrir mão disto.

Vamos criar um ambiente realmente profissional na área?

Revista Pólo de Arte

Foi lançada nesta segunda, 28 de junho, na Estação Pinacoteca, a Revista Pólo de Arte, resultado da união entre as principais instituições culturais da cidade que irão coordenar juntas, no São Paulo – Polo de Arte Contemporí¢nea, as atividades e calendários culturais e o desenvolvimento de programações conjuntas.

Ministério da Cultura e Auditório Ibirapuera

O Instituto Auditório do Ibirapuera já tem novo parceiro, o Ministério de Cultura, que investirá R$ 4 milhões em 2010 e R$ 6 milhões em 2011.

Uma das primeiras ações para selar a parceria é o projetoa para a criação do Centro de Referência da Música Brasileira (CRMB), que complementa as principais ações do IAI: a Escola do Auditório, a Orquestra Brasileira do Auditório, e objetivo de ter a programação do Auditório com todas as músicas brasileiras, conectada com as músicas da América Latina e do mundo, a preços populares.

Festival de Glastonbury

Glastonbury. Você conhece este nome?

Se não, como organizador de eventos deveria, pois é um dos maiores festivais culturais do mundo e que este ano comemora 40 anos.

Este evento atende a todos os gostos musicais possí­veis em suas dezenas de palcos em 4 dias e até o prí­ncipe herdeiro Charles já visitou. Ocorre numa fazenda do tamanho de 360 estadios, numa área que tem uma aura mí­stica, com shows, projeção de cinema, e mais de 170.000 pax visitando e acampando no local.

Banda inglesa promove disco de forma ecológica

Ainda na Inglaterra, uma banda local, a The London Fields, escolheu uma maneira inusitada e ecologicamente responsável de promover seu primeiro álbum, This Is Yours (Isto é seu).

A banda fez 500 cópias numeradas í  mão do álbum, com todo o material usado para a divulgação reciclado. Assim, caixas de cereal foram cortadas e pintadas de forma a fazer as capas dos CDS, por exemplo. As 500 cópias do álbum foram deixadas em cercas e também nos galhos das árvores do Parque de London Fields, que dá origem ao nome da banda, com o seguinte texto: “Se você está lendo este bilhete, possivelmente é porque encontrou um álbum. Após ouvi-lo, por favor assine o bilhete e deixe-o em algum lugar que torne possí­vel a outros”.

Bacana, sustentável e promocional.

Gostei.a  E você o que achou?

Lei do Direito Autoral. Conheça e debata!

Acredito que somos arquitetos de nossas empreitadas profissionais e pessoais e para tal precisamos nos posicionar. Então devemos aproveitar a oportunidade que o Ministério da Cultura está oferecendo, ao discutir, junto com a sociedade civil (nós!), a Lei de Direito Autoral.

Até 28 de julho, a consulta pública para modernizar a Lei de Direito Autoral (Lei n 9.610/98) , um tema central para o desenvolvimento da cultura brasileira, estará aberta no site do Ministério.

Saiba mais, leia, compreenda, opine em http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/ajuda/

Crescimento do setor de entretenimento

Segundo uma pesquisa da Pricewaterhouse divulgado no site O Economista, o setor de entretenimento deverá crescer no Brasil a uma taxa de 8,7% ao ano até 2014, ficando atrás apenas da China, que deverá crescer a um ritmo de 12% ao ano.

A média global de crescimento deverá ser de 5% ao ano, passando de US$ 1,3 trilhão hoje para US$ 1,7 trilhão até 2014. A América Latina foi a região que apresentou maior crescimento no setor nos últimos cinco anos. Em 2009, ano em que os investimentos diminuí­ram na maior parte das regiões, a América Latina apresentou crescimento de 3,9%, com o setor foi avaliado em US$ 50 bilhões em 2009, sendo que o Brasil responde por US$ 23 bilhões desse valor A outra região que teve expansão foi a da ísia-Pací­fico, com crescimento de 1,3%.

(foto do post por Marlon Dias, no Flickr)

Fique atento para crescer junto!

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