Artigo publicado originalmente no site da consultoria Conceito Lazer.

Não é preciso reafirmar a necessidade de profissionais competentes em todo e qualquer segmento de atuação. Porém me respondam: O profissional de eventos é de que área?

Temos pessoas oriundas de Publicidade, Turismo, Hotelaria, Psicologia, Comunicação, Jornalismo, Relações Pública – entre muitas outras; mas os profissionais dessa área contemplam todos os conhecimentos necessários para um bom desempenho nesse setor?

Justiça seja feita, os conhecimentos de algumas áreas acima citadas são fundamentais, porém o que percebemos é que o conhecimento tem sido mais vivencial do que teórico nesse setor. Mas o mercado já se ressente de profissionais especializados e capacitados para serem considerados como sendo do ramo, pois torna-se necessário mais do que experiência e técnicas operacionais, existe uma fundamentação e avaliação de certos itens envolvidos com o setor de eventos, tais como: Comportamento do Consumidor, Administração Mercadológica, Planejamento de Alimentos e Bebidas, Fundamentos de Matemática e Economia, Gestão Empresarial e de Negócios Aplicada, Custos e Orçamento, Sistemas de Comunicação e Informação, Logí­stica, Administração de Recursos humanos, Aspectos de Qualidade e Segurança, Técnicas de Criatividade, além da atualização permanente.

Estes itens podem ser aperfeiçoados tanto com a teoria quanto com a prática, e a parceria entre as mesmas pode ser reforçada com o bom senso que indica o quanto devemos utilizar de cada item.

Então temos que aperfeiçoarmo-nos freqí¼entemente e criar um espaço de um profissional especialista porém generalista.

Então – Mãos a obra!!!

Deixe um comentário