Quem é o consumidor da cultura brasileira?

Foi o que Gisele Jordão e sua equipe se perguntaram ao iniciar a pesquisa para oa Panorama Setorial da Cultura Brasileira,a nome do estudo que oferece um painel sobre a cultura artã­stica no paí­s. O material foi apresentado em um encontro na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde a autora do projetoa apresentou os principais dados compilados e propí´s algumas respostas para asa motivações do consumo das artes por parte dos brasileiros.

Seguem alguns tópicos que me chamaram a atenção:

  • A cadeia do segmento cultural se divide em:a público (consumidor final); agentes (artistas e produtores, responsáveis pela criação do produto); viabilizadores (governo e iniciativa privada) e difusores (responsáveis pela distribuição e divulgação).
  • Os dados compilados surgiram dea 1620 entrevistas realizadas em 74 municí­pios de todo o território nacional. De acordo com esses dados,

a) oa consumidora de artes brasileiro tem alto percentual de jovens (44% com idade entre 16 e 35 anos) e umaa sutil predominí¢ncia feminina, assim como na população brasileira;

b) frequentar algum tipo de religiãoa e ouvir música foram as respostas com maior incidência,a ambas com 67%. Outras atividades com respostas de mais da metade da amostra são ir aa parques/passear ao ar livre, com 54%, e frequentar festas regionais/tã­picas/quermesses, coma 52%. Excetuando-se as regiões Sul e Sudeste, a leitura (livros, jornais e revistas)a era um hábito mais frequente do que ir í  cinemas ou mesmo a shows.

  • Interessante notar que, entre as práticas realizadas fora de casa, as religiosas foram as mais citadas pelosa brasileirosa entrevistados.a A religião foia declarada pora 42% dos respondentes como um hábito, por 15% como a prática que mais gostam e pora 20% deles como a que mais fazem. Além disso, 42% declarou a religião como uma dasa práticas presentes em seu último ano. Nesse contexto, missas, jornadas, festas como o cí­rio e padroeiras consagram-se por seu forte apelo í  participação.
  • Em relação í s expectativas, isto é, o que se espera de uma atividade cultural, a maioria das pessoas espera que elas sejam divertidas, que elas provoquem emoções (o que talvez seja um indicativo de que o lazer e a fluidez sejam importantes ante um cotidiano sério e de opressão como o das metrópoles).
  • Muitos praticantes buscam dar continuidade í s atividades a que foram apresentados durante a infí¢ncia pelos seus familiares. Isso demonstra que o consumo cultural não é só passado de uma pessoa para outra, mas também preservado. Ou seja: ele também pode sera herdadoa ;)

Quem se interessa por essas questões pode acessar o estudoa através deste link. Vale a pena, o material é riquí­ssimo!

Deixe um comentário