Patrocinar um evento é mais do que colocar uma determinada marca em evidência. Quem financia um evento busca consolidar a imagem da empresa, reproduzindo e destacando por meio da publicidade o lugar que seu produto ocupa no mercado. Por isso, oa caminho que boa parte das empresas trilham envolve eventos próprios, criados exclusivamente pela marca ou para a marca, e que preveem a inclusão de seu nome no tã­tulo do evento (BMW Jazz Festival, por exemplo), ou então eventos de terceiros que possam agregar vantagens ao patrocinador, vinculado a uma determinada proposta que se aproxime de seus interesses e lucros financeiros.

Um case de sucesso

O Comida Di Boteco é o maior concurso gastroní´mico de bares do Brasil, já consagrado em 16 cidades do paí­s. Em 2013, participaram do evento 388 bares. A PepsiCo, por meio de seu produto Doritos, pelo quinto ano consecutivo patrocina o evento. Interessante mesmo foi a sacada usada dessa vez para promover a marca: para quem criasse um petisco que levasse as tortilhas de Doritos na receita ganharia um prêmio correspondente a R$ 1.500,00 a R$ 5 mil para os botecos vencedores (por cidade).

Não é difí­cil entender por que é que funcionou uma estratégia tão criativa, com uma abordagem tão alinhada aos consumidores e aos formadores de opinião: a partir dela, a marca Doritos se aproximou de um público que o veria com outra roupagem, fora das prateleiras de junk food. Agora, com o petisco comercializado sob o selo de cozinheiros e de jurados oficiais, em um ambiente descontraí­do, a imagem da Doritos fica ainda mais forte, presente e constantemente renovada pelo bar, que também passa a comprar o produto (para repor o novo item do cardápio, é claro! :)).

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