Não preciso ficar aqui defendendo as belezas e qualidades de Salvador, capital baiana e cidade que adoro, mas aproveitando que a nestas férias eu estive na região, vale comentar alguns aspectos que precisam ser melhorados e tratados com mais profissionalismo e espí­rito empreendedor – e isto inclui intraempreendedorismo, que é o empreendedorismo aplicado dentro das organizações em que trabalhamos. Isto certamente fará bem para o turismo cultural na região.

Obras e Máquinas no Pelourinho e Antigo Centro

Faz parte das atribuições do IPHAN (Instituto do Patrimí´nio Histórico e Artã­stico Nacional) restaurar e reestabelecer as edificações, principalmente do Pelourinho e entorno do antigo centro, mas será que, com um pouquinho mais de cuidado no planejamento e logí­stica, os guindastes destes trabalhos poderiam ser retirados no perí­odo do verão, férias e festas, deixando a cidade mais bonita e permitindo aos turistas efetivamente ver a beleza da cidade, não?

Vi muitos turistas – brasileiros e estrangeiros tentando fazer boas fotos – que serviriam para divulgar ainda mais a cidade – mas tendo dificuldade pois sempre haviam máquinas inoperantes na frente de igrejas e mosteiros. Lamentável.

Museu das Baianas fechado

O museu das baianas é um dos í­cones da cidade. Pequeno, mas importante, trata da cultura das velhas baianas, incluindo suas iguarias, roupas e toda o folclore da figura da baiana.

Mas, vergonhosamente, em pleno Dezembro, perí­odo cheio de turistas, encontrei a porta entreaberta apenas. Entrei e fui informada por apenas uma funcionária de limpeza que os responsáveis estão de ferias e não é possí­vel a visitação dizendo: “eles voltam dia 02 de Janeiro… acho!

Não é apenas desorganização, é falta de senso básico: em tempos de férias, não há sábado, domingo, festas para quem trabalha com cultura e turismo. Deve haver atendimento e oportunidade aos visitantes da cidade.

O lado positivo e o futuro

 

Mas, se aqui mordemos, aqui também sopramos. í‰ digno de elogio ver o Pelourinho um pouco mais policiado e com cardápios em 2 lí­nguas, além de taxistas solí­citos, além da corriqueira energia e hospitalidade soteropolitana.

Para finalizar, lembremos quea Salvadora pode ser considerada uma das sete cidades mais maravilhosas do mundo: a capital baiana está na disputa realizada pelo Institutoa New7Wondersa e a votação pode ser feita até o dia 7 de março de 2013 através do site www.n7w.com/en/cities.

Com boa formação profissional e assumindo com profissionalismo e espí­rito empreendedor a sua vocação cultural e turí­stica,ninguém segura esta cidade se ganhar esta votação e souber se aproveitar da Copa do Mundo 2014.

Muito axé!

foto de Pelourinho, Salvador, Bahia, Brasil
Pelourinho, em Salvador, Bahia, foto por Anlopelope em flickr.com/anlopelope/4251301759

2 respostas

Deixe um comentário