Qual o futuro dos eventos?

Tenho me debruçado nesta indagação até para tentar antever aspectos e poder me preparar e preparar os alunos que convivo.

A temática é extensa, hoje gostaria de me debruçar sobre o aspecto da tecnologia que muitos (levianamente) comentam que diminui a incidência de eventos.

Bem, o que percebo é que a tecnologia veio a auxiliar em aspectos de logí­stica, tempo, número de staffs, RSVP, qualidade e refinamento, impacto ambiental como o PLE*, inovação e mais do que nuncaa propagando um evento mais tempo do que ele existe fisicamente. Portanto ela veio í  auxiliar, e vamos parar com o saudosismo, pois quando surgiu a cí¢mara digital, diminuí­mos o uso de cí¢mera com filme,a mas não a fotografia, o mundo gira, caminha, vai e volta, temos que nos antenar e adequar.

Além do que hoje na era da modernidade, equipamentos surgim e a mobilidade tornou-se uma Poderosa máquina de inovação, divulgação, complementariedade, participação, entre outras. Por exemplo – O celular – tornou-se uma nova mí­dia com formatos, conteúdos e pautas de consumo próprios, em essência, uma nova janela de exploração ou quarta janela para as mí­dias convencionais. Nesse sentido até para a divulgação dos eventos, temos que aproveitar e entender essas novas mí­dias, a bem do que quem “pilota” toda esta tecnologia é de uma nova geração de espectadores, leitores, ouvintes cuja primeira mí­dia é o celular, já pensou que este equipamento fica consigo o dia inteiro (exceto dentro do banho, pois fica lá em cima da pia, né??)

Com isso existe uma interatividade de participantes que a tecnologia possibilita que muitas informações cheguem on time até nós, fazemos tudo agora a 4 mãos, e se não o fizermos perderemos nossos fãs e frequentadores, pois estes espectadores deixam de ser o que são e se tornam também produtores e atuantes na gestão de conteúdo, sendo participantes ativos e não passivos. Não vou nem entrar aqui no mérito da geração Y e Z, que está tirando de letra todas as novidades do mundo hitech e temos que acompanhar se queremos tê-los comprando ingressos de nossos shows, inscrições de nossos congressos, ida as nossas festas e por ai vai.

Portanto a tecnologia, veio a auxiliar e inovar e consegue dar abrangência muito maior aos eventos, mantê-los vivos durante mais tempo e como plataforma visí­vel de que o público pode ser co-autor dasa ações. Sem medo da tecnologia, pois ela não matará os eventos presenciais, tão pouco é bicho–papão, é nossa aliada para manter as pessoas com vontade de conhecer in loco pessoas de comunidadesa virtuais, visitantes de feiras na net; grupos de discussão e etc.a Olha para frente gente!

E você o que acha do Futuro dos Eventos? Comente, opine, reclame, ….

* PLE=paper less events

Sugestão de leitura : IGARZA,R.;VACAS,F.; VIBES,F. La cuarta pantalla. Buenos Aires, Ugerman, 2008

Deixe um comentário