Esta é a segunda parte de um especial em duas partes sobrea Marketing Esportivoa na Europa. Neste post, um apanhado do que vi, ouvi e aprendi em Londres. A primeira próxima parte,a Marketing Esportivo na Espanha, você pode conferir aqui

Como coordenadora do MBA de Gestão e Marketing de Entidades Esportivas na universidade Anhembi-Morumbi, tenho a grata oportunidade de todos os anos levar alunos para 10 dias de estudos na Espanha, na Escuela de Estudios Real Madrid, pelo fato do curso ter a chancela do Real Madrid. Na viagem, muitas aulas relacionadas ao tema, visitas e palestras. Desta vez, aproveitei e fui í  Londres, conhecer a terra da rainha e paí­s das Olimpí­adas 2012.

E para marcar a volta,a compartilho com meus colegas de profissão (e aos estudante também) algumas reflexões, casos e percepções desta viagem.

Londres, Olimpí­adas e Marketing Esportivo

Londres é uma cidade clássica e que está “vestida” de Jubileu da Rainha e também “vestida para as Olimpí­adas”. a í‰ muita informação nas ruas.

Na visita ao Parque Olí­mpico, que ainda está um canteiro de obras, mas nos ajustes finais, o que mais ficou para mim é o conceito de não-desperdí­cio, com ginásios onde parte da estrutura será desmontada ( o campo de hockey será totalmente desativado após o evento e uma loja montada somente com containers).

As construções de marcas patrocinadoras, mais do que nunca ativando o seu mega investimento. O tour é liderado por uma guia turí­stica e um filme no í´nibus coloca todos no clima e traz informações da evolução da construção. Interessante que durante a construção atletas visitaram os operários – em uma ação de endomarketing motivadora muito esperta-, bem como os patrocinadores.

O local é uma região industrial e o Aquatic center é incrí­vel, com 03 piscinas e totalmente já testado, mais um prédio de imprensa enorme – que acomodará 2000 emissoras de TVs, levando o evento para 4 bilhões de pessoas.

A loja oficial perto do parque olimpí­co ainda é bem pequena, mas a do shopping que há por perto tem muita variedade, embora estivesse bem vazia. Falando em Merchandising, eu tenho a impressão que aqueles mascotes a – Wenlock e Mandeville – vão encalhar todos, pois são muito feios.

Outdoors, í´nibus e táxis estão todos adesivados e a TV já mostra bastante propaganda relativa ao evento – curiosamente, os jornais ainda não comentam muita coisa. Interessante que em um táxi que peguei havia um cartaz informando que eles não subiriam os valores dos táxis durante os jogos.

Fiquei impressionada com a hospitalidade dos ingleses para com os turistas, indicando í´nibus, caminhos com muita simpatia.

Wembley Stadium

Estive também em Wembley, estádio que existe desde 1922 e já foi sede de final de Copa do Mundo e palco das Olimpí­adas de 1948, e que no ano que vem sediará a final da Champions League.

Camarote no Wembley Stadium.
Camarote no Estádio Wembley (Wembley Stadium)

Interessante que no dia de minha reunião havia uma Convenção acontecendo de 400 pax, portanto vi ao vivo a utilização de uma arena para eventos corporativos. Lá, existem 160 camarotes, inclusive estes são usados para reuniões. Ao lado do estádio 2 hotéis e mais um sendo construí­do. Interessante pois a gestão da arena sofreu algumas reclamações do bairro do entorno pela movimentação de pessoas e por isso criar a infra ao redor, evitando que as pessoas fiquem se deslocando muito e trazendo mais emprego a localidade.

Após visitar a sala de coletiva, os vestiários e entrar em campo, eles simulam fotos com a taça da champions league. A guia, é muita animadora, criando simulações que simulação situações de dia de jogo com muita propriedade, uma graça. O término do tour tem uma falha, pois não direciona í  loja do estádio. Um pormenor numa expeirência que foi muito gratificante

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