Cada vez mais a pergunta que a se faz em relação a eventos é qual o ROI – o retorno sobre o investimento (Return Over Investiment): Qual o retorno que terei com este evento, com este patrocínio, com esta ação.?
Existem formas específicas de mensurar o ROI em cada setor, mas lembre-se que não são perfeitas pois além de muito do retorno poder ser incluído em fatores ou ativos intangívels [Nota do Editor: leia www.capitalintangivel.com.br para saber mais sobre intangíveis], muitas empresas e agências não têm dados ou processo de obtenção de dados e, portanto, fica difícil mensurar.
Porém, temos algumas possibilidades de analises em um evento pode ser aplicada mesmo sem ser para calcular o ROI. Isso significa que, quando pretende-se planejar um evento de qualquer tipo, alguns fatores quantitativos e qualitativos podem ser levados em consideração para que o ROI – da ação seja mensurado:
- Satisfação dos convidados/participantes;
- O conhecimento gerado;
- Como os convidados/participantes aplicaram o que eles aprenderam;
- O impacto no negócio (o que as ações anteriores geraram para o organizador do evento?);
Entre tantos outras métricas de sucesso. Uma última sugestão, leia e encontre insights sobre ROI no livro : Mensuração de retorno em investimento em Comunicação, de Otavio Freire, Diego Senise e Mitsure Yanaze , do centro de Pesquisa da ECA –USP.
Depois comente aqui o blog o que achou do livro e quais outros fatores acha importante para mensurar o Retorno do seu Investimento.