Cada vez mais a pergunta que a se faz em relação a eventos é qual o ROI – o retorno sobre o investimento (Return Over Investiment): Qual o retorno que terei com este evento, com este patrocí­nio, com esta ação.?

Existem formas especí­ficas de mensurar o ROI em cada setor, mas lembre-se que não são perfeitas pois além de muito do retorno poder ser incluí­do em fatores ou ativos intangí­vels [Nota do Editor: leia www.capitalintangivel.com.br para saber mais sobre intangí­veis], muitas empresas e agências não têm dados ou processo de obtenção de dados e, portanto, fica difí­cil mensurar.

Porém, temos algumas possibilidades de analises em um evento pode ser aplicada mesmo sem ser para calcular o ROI. Isso significa que, quando pretende-se planejar um evento de qualquer tipo, alguns fatores quantitativos e qualitativos podem ser levados em consideração para que o ROI – da ação seja mensurado:

  1. Satisfação dos convidados/participantes;
  2. O conhecimento gerado;
  3. Como os convidados/participantes aplicaram o que eles aprenderam;
  4. O impacto no negócio (o que as ações anteriores geraram para o organizador do evento?);

Entre tantos outras métricas de sucesso. Uma última sugestão, leia e encontre insights sobre ROI no livro : Mensuração de retorno em investimento em Comunicação, de Otavio Freire, Diego Senise e Mitsure Yanaze , do centro de Pesquisa da ECA –USP.

Depois comente aqui o blog o que achou do livro e quais outros fatores acha importante para mensurar o Retorno do seu Investimento.

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