Designers de jogos, gamers ou aficcionados por tecnologia, preparem-se: nesta quarta-feira, 16, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Consolação, 930) sedia o XIIa Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).
Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o SBGames ocorre desde 2001 e é considerado o maior e mais importante evento da América Latina na área de games e entretenimento digital. Para a edição 2013,a além das atividades acadêmicas e do Festival de Jogos Independentes, haverá uma feira com expositores e várias atividades paralelas, como a iniciativa Criança em Jogo, que terá como pauta a relação entre games, pais e professores no processo de educação das crianças.
Naa Mostra de Artes, aqueles que já fazem seus próprios personagens e cenários de jogos eletrí´nicos poderão mostrar o que têm desenvolvido para o grande público. a São três as categorias da Mostra, nas quais se enquadram:
- Game Art: criações de elementos do jogo (personagens, cenários ou equipamentos utilizados nos games) e a jogabilidade.
- Processo Artãstico: vídeos que demonstrarão o processo de produção de arte para o game (making off);
- Jovem Artista: apresentação de trabalhos de fan art,a ou seja, de artistas iniciantes que fazem desenhos inspirados em jogos, mas que não possuem, necessariamente, domínio em softwares de ilustração.
Fora as tradicionais trilhas de Arte & Design, Computação, Cultura e Indústria, que focam os vários aspectos do desenvolvimento e o que permeia ele, destaca-se ainda oa workshop de Realidade Virtual e Aumentada Aplicada a Games, aa Joint Conferencea com o ICEC 2013, oa fórum com representantes da Abragames e IGDA Brasil, palestras com speakers internacionaisa e o Consórcio Doutoral, com a apresentação de pesquisas de Mestrado e Doutorado na área de games.
Para Fernando í‚ngelo,a desenvolvedor e artista de jogos do estúdio Sleepy Sheepy, uma das vantagens de participar do SBGames é sua contribuição para o network, a oportunidade de conhecer o que tem sido desenvolvido no Brasil e a de apresentar seus trabalhos para o grande público.“Eventos focados no desenvolvedor são importantes para a formação e a comunicação de novatos e de veteranos no mercado brasileiro. Apenas com essa troca de experiências é que o Brasil vai poder se destacar nesse mercado (que, aliás, cresce cada vez mais)”.