Designers de jogos, gamers ou aficcionados por tecnologia, preparem-se: nesta quarta-feira, 16, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Consolação, 930) sedia o XIIa Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o SBGames ocorre desde 2001 e é considerado o maior e mais importante evento da América Latina na área de games e entretenimento digital. Para a edição 2013,a além das atividades acadêmicas e do Festival de Jogos Independentes, haverá uma feira com expositores e várias atividades paralelas, como a iniciativa Criança em Jogo, que terá como pauta a relação entre games, pais e professores no processo de educação das crianças.

Naa Mostra de Artes, aqueles que já fazem seus próprios personagens e cenários de jogos eletrí´nicos poderão mostrar o que têm desenvolvido para o grande público. a São três as categorias da Mostra, nas quais se enquadram:

  • Game Art: criações de elementos do jogo (personagens, cenários ou equipamentos utilizados nos games) e a jogabilidade.
  • Processo Artã­stico: ví­deos que demonstrarão o processo de produção de arte para o game (making off);
  • Jovem Artista: apresentação de trabalhos de fan art,a ou seja, de artistas iniciantes que fazem desenhos inspirados em jogos, mas que não possuem, necessariamente, domí­nio em softwares de ilustração.

Fora as tradicionais trilhas de Arte & Design, Computação, Cultura e Indústria, que focam os vários aspectos do desenvolvimento e o que permeia ele, destaca-se ainda oworkshop de Realidade Virtual e Aumentada Aplicada a Games, aJoint Conferencea com o ICEC 2013, oa fórum com representantes da Abragames e IGDA Brasil, palestras com speakers internacionaisa e o Consórcio Doutoral, com a apresentação de pesquisas de Mestrado e Doutorado na área de games.

Para Fernando í‚ngelo,a desenvolvedor e artista de jogos do estúdio Sleepy Sheepy, uma das vantagens de participar do SBGames é sua contribuição para o network, a oportunidade de conhecer o que tem sido desenvolvido no Brasil e a de apresentar seus trabalhos para o grande público.“Eventos focados no desenvolvedor são importantes para a formação e a comunicação de novatos e de veteranos no mercado brasileiro. Apenas com essa troca de experiências é que o Brasil vai poder se destacar nesse mercado (que, aliás, cresce cada vez mais)”.

Deixe um comentário