Talk Break é onde reunimos comentários e dicas da semana sobre eventos, marketing promocional, negócios, tecnologia e outros assuntos. Além de material exclusivo para esta seção, também que publicaremos o que compartilhamos de melhor no Twitter e no Facebook. Coloque nos seus favoritos e visite diariamente para conferir o que há de novo: http://dicaevento.com/talk-break/



Um por todos, todos por um!

Publicado em 7 de março

Esse é o princí­pio que norteia vários Convention Visitors Bureaus (CVB’s): somar esforços para colher os benefí­cios juntos.

Um dos melhores exemplos é o Best Cities, que conglomera Berlim, Capetow, Chicago, Copenhagen, Dubai, Edinburgo, Houston, Melbourne, Singapura e Vancouver.a O grupo existe desde 2000 e, além da venda conjunta, seus staffs trocam experiências, perfis de clientes, congressos e realizam pesquisas. O resultado é a melhora da qualidade de venda e de serviços desses locais (o que, evidentemente, tem impacto sobre o mercado em geral).

Há outras iniciativas similares, como o Global Alliance, que une cinco centros de convenções de cinco continentes.

No Brasil, as alianças não são tão “oficiais”, mas já existem cidades que se agrupam em torno de um mesmo CVB (Santos, por exemplo).

Benchmarking e pensamento estratégico conjunto: aí­ sim, todos ganham.


Adidas: certo ou errado?

Publicado em 6 de março

Uma linha de camisetas criada pela Adidas (a patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2014) deixou algumas entidades brasileiras bastante incomodadas.

Na semana passada, a Adidas disponibilizou uma série de produtos em seu site internacional (com valor aproximado de 25 dólares cada um), associando o Brasil a dizeres e imagens que, de acordo com a Embratur, incitariam o turismo sexual.

Camisetas com biquí­nis fio-dental ilustrados ou com os dizeres “looking to score” causaram polêmica, vistas as iniciativas do Ministério do Turismo para execrar essa conduta.

Entidades têm cobrado uma resposta da Adidas – que, mesmo com todo o alvoroço da imprensa, ainda não se pronunciou.


Cartão-postal do Rio de Janeiro muda de nome

Publicado em 5 de março

Sua fachada é imponente, tombada como patrimí´nio histórico. í‰ sí­mbolo da high society carioca, já recebeu astros de tevê, músicos e até mesmo prí­ncipes. í‰ o famoso hotel Copacabana Palace que está mudando de nome, mas não de endereço.

O futuro Belmond Copacabana Palace, daa rede Orient Express, não vai sofrer mudanças na parte externaa por determinação dos governos federal, estadual e municipal. Mas, para a construção de uma nova marca, estão sendo investidosa US$a 15 milhões na campanha de marketing e em alterações internas.


Promover destinos

Publicado em 4 de março

Promover destinos é um dos desafios do marketing turí­stico em todo o mundo, não é mesmo? Para a Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro Franceses (SNFC), não tanto.

Para mostrar que chegar í s principais cidades europeias está cada vez mais fácil, a entidade espalhou diversas portas coloridas pelas ruas de Paris, Milão, Bruxelas e Barcelona. Curioso é que, uma vez abertas, as portas revelavam um telão de LED que transmitia ao vivo as principais atrações culturais de cada região.

A campanha foi realizada em parceria com a TBWA Paris e é um bom exemplo de storytelling que reúne tecnologia + interatividade para surpreender as pessoas.

Veja mais em: http://www.youtube.com/watch?v=GGW6Rm437tE


Antenado com o mercado

Publicado em 3 de março

Nesse mês e no próximo, e o que não faltam são oportunidades para se atualizar e ampliar o networking com contatos de outras áreas que também apoiam o setor de eventos. A agenda promete:

Gift Fair 2014 – Feira de Presentes e Utilidades Domésticas
Quando: de 10 a 13 de março
Onde: no Expocenter Norte
Confira as principais novidades em brindes e decorações.

Evento Business Show (EBS) 2014
Quando: nos dias 26 e 27 de março
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca, 5aº andar
Na 12aª edição do evento, fique ligado nos principais destinos, espaços e fornecedores para shows e eventos corporativos/esportivos/ gastroní´micos. Mais de 6 mil profissionais de Marketing, RH, Treinamento e Compras estarão presentes.

Food Hospitality 2014
Quando: de 9 a 11 de abril
Onde: no Transamérica Expocenter
O evento traz equipamentos, insumos e principais tendências do setor alimentã­cio. Melhor face to face não há.

2 respostas

Deixe um comentário