Agora que o Brasil está em alta, participar de feiras no exterior tem sido a prerrogativa para captar novos mercados. Como não basta apenas bater cartão e voltar para casa, é fundamental que a ida seja planejada e, mais importante, quea seja realizada umaa análise mercadológica e operacionala com um ano de antecedência para evitar grandes surpresas.

Cronograma de ações

O que você faz com um ano de planejamento?

  • 12 meses antes: análise do mercado, do perfil dos consumidores, encontra parceiros comerciais, decide as caracterí­sticas dos eventos que serão expostos e busca outros brasileiros que estão no paí­s para onde você vai
  • 10 meses antes: fecha o stand e vê o trí¢mite de pagamento de transferência bancária internacional (no site da APEX-Brasil)
  • 8 meses antes: inicia contatos comerciais na região onde o evento será realizado (devem ser pessoas que frequentam esse evento e que estarão lá de fato, hein?). Dica: dê uma prévia das novidades que eles verão por lá! ;)
  • 7 meses antes: começa a enviar materiais (amostras, por exemplo)
  • 6 meses antes: reserva hotéis, passagens e define os locais para reunião
  • 4 meses antes: decide qual será a equipe que estará no evento (as pessoas devem dominar os produtos e serviços, o idioma local, ter passaporte/vistos em dia e vestimenta adequada de acordo com o perfil da feira e do estande). Depois disso, componha o material de distribuição.

Algumas entidades ajudam empresas brasileiras a participar de feiras nas primeiras vezes, inclusive com apoio financeiro. Para saber mais, acesse o Manual de Comércio Exterior do SEBRAE.

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