Asfeiras de negóciosa formam o pólo que mais alavanca vendas, pois concentrama não só grupos interessados em promover suas soluções e produtos a um preço competitivo como compradores que realmente precisam desses itens e que vão lá para conferi-los pessoalmente. Isso é bom porque melhora oa relacionamento humano e aumenta as chances de que outros negócios sejam fechados entre ambas as partes.

Hoje, dois órgãos têm destaque nessa área:

  1. O Center Exhbition Industry Research (CEIR), que pesquisa e mapeia esse mercado, mas é preciso ser sócio para ter acesso aos resultados de seus levantamentos (se esse for o seu nicho, vale muito a pena);
  2. E a International Association Exhbition and Events (IAEE), que existe desde 1821, é responsável pelo CEM e organiza o evento anuala Expo! Expo!.

O CEIR é autor de um trabalho sobre o qual eu gostaria de falar um pouco mais neste artigo. Ou melhor, quero atentar para um ponto em especial que eles colocaram em evidência: o conceito 3 30 60, pautado em estratégias para estandes de feira. Uma breve explicação sobre o significado de cada um desses números deve esclarecer para vocês o alcance dessa ideia:

3 segundos é o que você tem para captar a atenção do visitante

Sabe aquela história de “a primeira impressão é a que fica”? Bem, é assim que funciona no mundo dos eventos.a Quando todos estão tentando chamar a atenção, cabe a você mostrar o diferencial da sua empresa. Como? Ora, através dos í­cones de branding da sua marca.a Comunicação visual faz toda a diferença!

30 segundos é o que você tema para qualificar o visitante

O quanto antes você entender do que seu visitante precisa, melhor. a Dica: leia o nome e a função da pessoa no crachá que ela está utilizando para já direcioná-la ou pergunte qual logo é seu objetivo na feira. Descubra se ele está em grupo, se carrega muito material, quais são as áreas de stand pelas quais ela se interessou: essas informações não se perdem, mas contribuem para um melhor atendimento e para que ambas as partes saiam satisfeitas com o serviço prestado.

60 segundos é o que você tem para suprir necessidades
Depois de entender as especificações do cliente, indique produtos que vão de acordo com suas necessidades. Por exemplo, um estudante talvez precise de informações mais genéricas, enquanto um gerente talvez queira saber mais sobre produtos exportáveis e diferenciados. O profissional mais técnico, por sua vez, talvez queira saber informações sobre o catálogo – aí­ chega a hora de mostrar o mock up. Enfim, se você não souber quem é a pessoa com quem você está falando, como é que vai atendê-lo de uma forma personalizada?

Espero que essas sugestões ajudem vocês. Quem tiver alguma dúvida pode postá-la nos comentários! :)

4 respostas

  1. Oi Libia, bom dia! Gostei muito do resumo com a explicação do conceito, mas ainda deparo muito com a dificuldade entre chamar a atenção do visitante (os 3 segundos iniciais) e fazê-lo “pisar dentro do espaço” e entregar-se a explicações. Com tanta oferta e distrações, sinto que a espinha dorsal do sucesso em feiras é o acolhimento do visitante interessado, trazê-lo para nosso mundo naqueles breves instantes da visita. Abs, Sidney

    1. Oi Sidney, que bom que gostou.
      Concordo que temos um grande desafio de trazer nosso prospect em nosso estande e fazer com que ele fique o maior tempo lá.
      Mas o acolhimento começa desde a forma de convite (pense todos os outros estandes também o convidam).
      Algo mais personalizado, que remeta que haja continuidade no estande.
      O fato dele participar de um mini curso no estande, que ele pegue o selo de estacionamento, enfim precisamos estar alerta aos 3 30 60. abção
      LIBIA

    1. Oi james,
      Perdão pela demora na resposta, tivemos problemas no sistema
      Qdo vc diz na musica, seria num show?
      Imagino que temos um tempo preciso para impactarmos pessoas. No caso do conceito 3 30 60, foi um estudo do CEIR.
      Boa sorte
      LIBIA

Deixe um comentário